A influência dos smartphones

Observe em um slide.

A influência dos smartphones

A influência dos smartphones. Ampliar imagem. Foto original tirada aqui.

Observe que a escala do número de unidades à esquerda (para câmeras) e à direita (para smartphones) tem um tom diferente.

Esse é o fim do conto de fadas, e quem ouviu - muito bem.

Materiais relacionados

  1. Sistemas sem espelho full frame. Discussão, escolha, recomendações.
  2. Sistemas sem espelho recortados. Discussão, escolha, recomendações.
  3. Sistemas sem espelho recortados que pararam ou estão terminando seu desenvolvimento
  4. Sistemas de espelhos digitais que pararam ou estão terminando seu desenvolvimento
  5. JVI ou EVI (um artigo importante que responde à pergunta 'espelho ou sem espelho')
  6. Sobre baterias sem espelho
  7. Formato médio simples e claro
  8. Soluções especialmente rápidas de marcas chinesas
  9. Todas as lentes de zoom de foco automático mais rápidas
  10. Todas as lentes prime com foco automático mais rápidas
  11. Full frame espelhado em formato médio sem espelho
  12. Impulsionadores de velocidade de foco automático
  13. Uma lente para dominar o mundo
  14. O impacto dos smartphones no mercado de fotografia
  15. O que vem a seguir (Supremacia do Smartphone)?
  16. Todos os anúncios e novidades de lentes e câmeras

Comentários neste post não requerem registro. Qualquer um pode deixar um comentário. Muitos equipamentos fotográficos diferentes podem ser encontrados em AliExpress.

Material preparado Arkady Shapoval. Treinamento/Consultas | Youtube | Facebook | Instagram | Twitter | Telegram

Adicione um comentário:

 

 

Comentários: 244, sobre o tema: O impacto dos smartphones

  • Vadear

    Um tanto inesperado. Olhando para o gráfico, pensei que estávamos falando de saboneteiras, até que li embaixo do gráfico que são dados de câmeras com lentes intercambiáveis.

  • Vitaly N

    Acredito que no gráfico, não só câmeras com lentes intercambiáveis, mas tudo. O ponto de aparecimento das câmeras digitais - lembra o que eram então? Muito provavelmente, isso inclui tudo, incluindo câmeras de filme “full-frame”, cujo mercado acabou de entrar em colapso primeiro com o advento das câmeras digitais e depois dos smartphones.

  • Володимир

    Uma câmera é uma câmera e um smartphone é um smartphone.
    Um smartphone para pessoas mais mundanas que realmente não precisam se preocupar com a exatidão do quadro e sua plenitude, desfocando o fundo, enfim, fotografe sem pensar muito. Para que os profissionais de marketing não digam e com quais câmeras os smartphones não são comparados em qualidade, a câmera em um smartphone ainda continua sendo um apêndice. Pelo menos lembrar as tentativas dos fabricantes de integrar soluções de câmeras mais ou menos de alta qualidade com smartphones e telefones não levaram a nada, isso apenas provou mais uma vez que smartphones com câmeras são amadores. Sim, houve e haverá pessoas que atiraram muito bem em smartphones, mas isso é mais como um passo artístico e uma opção para se expressar e sobre uma abordagem não padronizada. Embora recentemente várias câmeras tenham sido adicionadas aos smartphones, o que está um pouco mais próximo da câmera em termos de conteúdo artístico, mesmo assim, os smartphones continuam sendo o lote dos amadores, ainda que os smartphones sejam o principal gerador de conteúdo na Internet, tanto em fotos e em vídeo.

    • Vitaly N

      Os smartphones não foram longe das saboneteiras de filme, ou melhor, não foram a lugar nenhum, exceto pelo tamanho.

      • Arkady Shapoval

        Mesmo? Os smartphones modernos deixaram de ser saboneteiras de filme?

        • Vitaly N

          Em relação ao layout do quadro e uso - em nenhum lugar. Ainda o mesmo botão de “obra-prima”.

          • Arkady Shapoval

            O mesmo pode ser dito sobre o resto das câmeras - o layout e o botão “obra-prima”. Claro, não quero admitir o sucesso de alguns “smarphones” por lá. Muitos tentarão provar até o fim que um smartphone não é uma câmera completa. Mas vimos algo semelhante quando o filme foi lançado.

            • Vitaly N

              Arkady, afinal, respondi Volodymyr ao seu post sobre o nicho de câmeras de smartphones. É claro que há melhorias qualitativas, mas para o consumidor elas estão no mesmo nível das saboneteiras de filme - apontar e clicar. Mesmo as câmeras digitais point-and-shoot têm mais opções graças ao zoom e flash. Mas a julgar por suas vendas, a maioria não precisa disso, assim como os sinos e assobios com câmeras e matrizes nos principais smartphones. Antes 10*15 no álbum, agora reduzindo de megapixels para instagram...

              • Arkady Shapoval

                Bem, eu já escrevi mais de uma vez que muitas vezes tenho que imprimir fotos, incluindo 20 * 30 de telefones, e nem todo fotógrafo distinguirá onde a impressão é do CZK / BZK e de onde é o habitual inteligente por 200 dólares.

              • Dmitry

                Um fotógrafo cego definitivamente não distinguirá .... um avistado imediatamente

              • Arkady Shapoval

                alguns anos atrás, eu também pensava assim, mas a modernidade dita uma imagem diferente do mundo

              • Vitaly N

                Eu estou falando de uma coisa, você está falando de outra. 10 * 15 para o álbum - este é o ponto final da caixa de sabão. O que você digitou de um smartphone geralmente é um caso isolado, vatsap e instagram em 99.9% dos casos.

            • Alexander

              Um smartphone não é uma câmera completa… Um smartphone é uma ferramenta de captura de momentos para quem não tem noção de fotografia do lado técnico e não quer saber… E cada vez serão mais… E pessoas que pensativamente tiram fotos de qualquer maneira pouco, mas será ainda menos com o tempo... O gráfico confirmou meus palpites... O crescimento nas vendas de câmeras ocorreu em 2010 - 2014, quando as câmeras normais já haviam aparecido e começou a cair para “eles” devido ao fato de que todos que quiseram compraram uma câmera para si e essas pessoas não estão satisfeitas com o fato de o fabricante querer que joguem fora a câmera e comprem uma nova, não querem gastar dinheiro aos caprichos dos capitalistas ... E temos duas razões - eu já expressei uma e a segunda é uma bagunça, organizada pelos oligarcas para nós em 2014, como resultado dos preços das câmeras, incluindo aumento e simplesmente desencorajou a maioria deles de mudar e comprar... Estou falando de pessoas comuns, não do segmento profissional... Existe um tópico completamente diferente, existem muitos profissionais escritório obter câmeras de graça...

              • Dim

                De pleno direito - não de pleno direito, o pão de fermento não é de pleno direito - de pleno direito em massa azeda, o que você vende no supermercado não é leite ... Enquanto isso, a expectativa de vida está crescendo constantemente. Você pode inventar qualquer tipo de clichê, no entanto, a realidade é uma coisa teimosa. Eu tenho cinco DSLRs, a D40 tem um obturador morto, a D90 tem um mecanismo de elevação de espelho, o serviço Nikon mais próximo em outro estado fica a 1000 km de distância. Já joguei um no balde e comprei um novo, é uma pena para o D90. O que me convém lá, no “envelhecimento planejado”, não há para onde ir. Mas minha esposa tem um lugar, pois ela se achou uma esperta normal, marcou em DSLRs e está feliz por ter tudo em um dispositivo e não precisar destilar nada em nenhum lugar e sua bolsa pode ser usada pequena, não uma mochila. E eu a entendo perfeitamente.

              • PashQwertGenericName

                É como se um VW Polo não fosse um carro. Como não faz curvas em alta velocidade (leia ruídos com pouca iluminação), é inconveniente para longas distâncias em seis (leia sem briquetes, lapso de tempo etc.), manutenibilidade e 1,2 turbo não é como aspirado (leia , sem RAW e outras porcarias com processamento), sem capacidade de carga (pense em si mesmo). Em suma, é claro que não é um carro esportivo, nem um microônibus, nem um caminhão em uma garrafa combinada.
                Mas 98% dos compradores nunca são pilotos, eles dirigem sozinhos para o trabalho ou com filhos para a escola. E quanto aos 2% restantes, há batalhas em todos os fóruns de que é melhor contratar alguém, sofrer um pouco ou até andar a pé (estou falando da guerra dos sistemas Nikon, Canon, Sony :)).
                Admito, eu mesmo sou muito esteta e às vezes fotodro. Quem não gosta de sonhar/se exibir? Eu não sou um piloto/taxista/camionista :)

    • PashQwertGenericName

      Apenas o mesmo gráfico mostra exatamente o oposto, ou seja. que as DSLRs são para profissionais, tarefas especiais e "amadores" de um grande número, e o número destes últimos tende catastroficamente para os mesmos "amadores" de filmes inquietos.
      O gráfico reflete um fato consumado - fotos tiradas em telefones com câmera satisfazem 99% dos consumidores de fotografia em 99% dos casos. Porque é muito conveniente.

    • Eugene d3100undRN9s

      smartphones com câmeras são amadores. Absolutamente correto. Mas é o amadorismo que faz o mercado. O segmento mais vendido é o orçamento. A melhor câmera é aquela que está com você no momento. Foi endereçado à câmera do telefone em 2006 e era sobre a câmera Sony Ericsson k2 de 750 megapixels. E agora a situação piorou muitas vezes. Por US$ 100-200 você obtém um dispositivo que cobre completamente um grande número de necessidades para o segmento de massa, e uma câmera é uma delas. Poucos vão querer melhorar o hardware para ouvir melhor música ou tirar fotos. Fotógrafos sofisticados e audiófilos são uma minoria. A má notícia é que as vendas do segmento de massa forneceram recursos para o desenvolvimento de novas tecnologias, e esse fluxo secou, ​​como vimos nos últimos sete anos, talvez. Nikon d3400 aqui, Canon 4000d e outros como eles

  • Vitaly N

    Quanto às diferentes escalas para câmeras e smartphones, ela se correlaciona perfeitamente com sua vida útil. Onde estão essas centenas de milhões de smartphones vendidos há 10 anos?

    • Alexey Ovoshnikov

      Isso está muito bem marcado! Eu fotografo todos os pequenos pedidos na Canon 100D com ótica profissional (a câmera tem 6 anos). Se algo mais sério, então Canon 5D mark 2 (a câmera tem 11 anos!) Ou Canon 6D (7 anos) e Nikon D600 D800 (7 anos). E também tenho um Fujifilm S2Pro totalmente funcional (quase 18 anos).

      • Alexander

        Smartphones ainda são aquela farsa, principalmente com atualizações do sistema... As câmeras são um pouco diferentes, principalmente aquelas que foram lançadas de 7 a 8 anos... Essas, eu acho, vão funcionar felizes para sempre...

      • Fotógrafo

        Minha câmera quebrou depois de 4 anos. Cortar Nikon. Eu fotografo com uma câmera compacta sem lentes intercambiáveis ​​(também conhecida como “caixa de sabão”).

        • Alexander

          Não acontece que não haja avarias, mas em geral são muito poucas nas câmaras de liberação dos últimos anos ...

          • Charles

            Acredite ou não, isso acontece.

        • BB

          E meu D5100 está funcionando bem desde 2011, a quilometragem já está abaixo de 150k

      • Dim

        Isso não significa nada, eu tenho um Sams E5 inteligente, nem me lembro quando o peguei, os dois anteriores não quebraram, eu mesmo os “derrubei”. Mas a D40 e a D90 da Nikon quebraram em uma semana - obturador, espelho. E se o smart puder ser consertado em qualquer porta por 3 copeques. Que as DSLRs não estão em lugar nenhum, já que o serviço não apareceu conosco e agora é improvável que apareça, já que há 1 em cada mil psicopatas como eu, e todo mundo tem um inteligente, incluindo crianças que ainda não estão falando e idosos que não estão mais falando.

      • vencedor

        Bem, pessoal, é realmente inteligente pagar 100 mil rublos por um smartphone para que ele “desacelere” em três anos? Seja mais esperto do que os comedores do mundo!

  • Sergei

    Sempre desprezei as câmeras dos smartphones. Atualmente estou fotografando com um Honor 20pro. Duas DSLRs acumulam poeira no armário e são apanhadas apenas para fotografia. Acho que 400-600mm de alta qualidade em telefones inteligentes não aparecerão na minha vida) Embora as câmeras em um smartphone sejam terrivelmente caras, a honra custa US $ 700, por esse dinheiro você pode pegar um canon6d usado e ef50 1.8 e aproveitar a criatividade. Mas a inteligência está sempre no seu bolso, e isso decide tudo. E essa monstruosa lacuna de qualidade, como antes, não existe mais. É tolice negar o software e o avanço tecnológico das câmeras dos smartphones nos últimos anos. É só o começo!

    • Alexey Ovoshnikov

      Se você mencionou a Canon 6D como exemplo, acrescentarei que esta câmera possui excelente WI-FI embutido. Eu carrego imagens para o meu smartphone em um minuto. Se você fotografou em RAW, a câmera será automaticamente convertida em jpeg para você e você poderá enviar fotos imediatamente para o Instagram e assim por diante.

      • Alexander

        Isso é exatamente o que você precisa para gastar muito dinheiro na Canon 6D e depois postar fotos no Instagram ... Isso geralmente é uma ocupação para os unicelulares ...

        • Alexey Ovoshnikov

          Não sei de que pilha você está falando. Uma Canon 6D em boas condições de funcionamento custa agora 400-500 euros. Da óptica a ela, para iniciantes, você pode levar a Canon EF 28-105 3.5-4.5 USM. Ainda é 50-80 e é isso. É mais barato do que um novo iPhone. Com ótica e moldura oca, você obterá um volume completamente diferente na foto. Os smartphones ainda estão muito longe de bons recursos de retrato. Você pode comprar uma Canon 40D ou Nikon D90 se não tiver muito dinheiro. Esta câmera + uma boa correção ou o mesmo zoom custará menos de 200 euros. E você tem ótica e controles muito flexíveis e confortáveis. Observe que eu nem considero comprar DSLRs amadoras de nível básico e lentes de baleia.

          • Dim

            Surge a pergunta por que algo deveria ser jogado em algum lugar se já foi imediatamente removido pelo smart e está no smart? Além disso, o smart ganha pelo fato de quase sempre estar em mãos - eles conversam com ele, conversam lá, compram por ele, chamam um táxi, olham o ônibus, o caminho no mapa, pagam, etc. pegue uma SLR de uma bolsa ou melhor de uma mochila, você precisa colocá-la (inteligente) no bolso e depois fazer muitos gestos desnecessários, enquanto você está mostrando uma performance de circo tirando o “mamute da bolsa”, o toda a trama terminará por um lado e, por outro lado, a foto tirada do inteligente não será apenas enviada, mas eles até discutirão de todos os lados e esquecerão, e você está apenas mirando e talvez até entrando as configurações ...

            • vencedor

              Você está olhando para a situação do ponto de vista de um fotojornalista? Então talvez você esteja certo. E, olhe através dos olhos de um pintor de paisagens ou de um fotógrafo? O que é fraco?

              • Dim

                Há deprimentemente poucos entre pintores de paisagens amadores e caçadores de fotos. É difícil imaginar uma pessoa simples matando férias por muitos dias, rastejando secretamente para um rebanho de antílopes.

              • Michael

                E nunca houve muitos deles, mas eles são)

              • Ivan Shikhalev

                Dim, e se o ventilador não rastejar até os antílopes, mas tirar fotos dos pássaros no parque? É difícil imaginar?

              • Dim

                Agora sim, todas as aves já foram fotografadas de todos os ângulos usando equipamentos muito caros e estão disponíveis na internet, enquanto as fotografias, via de regra, também são acompanhadas das características de desempenho da ave, seus hábitos, habitat, é uma gravação de sua voz, as memórias do autor de “como era” etc. Não há pessoalmente capturado suas memórias e eventos. Antes, sim, era interessante - ele próprio “rastejava pelos gramados” para satisfazer seu interesse. Agora é bem inútil.

            • Alexander

              Em todos os lugares todos dizem (até nos sites dos fabricantes de fotos está escrito) que é com sua câmera que eu não vou perder aquele momento ... Que tipo de debilizm ...? Qual momento…? Quem pode determinar que o momento é agora, e não há cinco segundos, durante o qual a câmera não teve tempo para ligar ... Isso é um completo absurdo - algum tipo de canalha de marketing surgiu com essa expressão para esse mercado- caçador... Alguém mais está acompanhando essa porcaria...? A fotografia é uma arte, não o Quebra-Nozes...

              • Dim

                Poucas pessoas atiram na natureza inanimada, acredito que entre os amadores existam cerca de zero. A parte principal é fazer crônicas familiares. As crianças foram à escola, a criança marca no gol, os amigos fazem boneco de neve, nadam, jogam bola de neve, as crianças lêem com a mãe, etc. Aqui, infelizmente, o momento é muito importante e não se trata de tiro de metralhadora, ou seja, fixando algo momento interessante. Claro, você pode repetir dirigindo todos e todos, acender a luz e depois se perguntar como é com os rostos de todos e por que as poses das pessoas são tão estranhas?

              • Ivan Shikhalev

                E você não precisa desligar o espelho. Bem, arte é arte, e a reportagem como gênero não foi cancelada.

            • Ivan Shikhalev

              O telefone realmente não capta para que servem os aparelhos de TV: pássaros, esquilos, silhuetas de prédios contra o fundo da lua, para que a lua seja claramente visível... E essas são todas histórias bastante amadoras. Bem, quando vou passear com uma câmera, eu a penduro no ombro e não a coloco na mochila - na verdade, leva mais tempo para pegar o telefone.

          • Alexander

            Sim você…? Agora, quando o bem-estar das pessoas se deteriora pelo quinto ano e muitas pessoas comem seu último rábano sem sal para você, então 600 euros é um centavo ...? Eu te parabenizo então... Agora só mercenários, especuladores e funcionários vivem bem...

            • Alexey Ovoshnikov

              E por que então a maioria dos jovens comuns terá smartphones mais caros, já que é tão caro? Porque é sem torção e você pode jogar. E gabar pra galera que tem processador aí. Mas nem todo mundo sabe o que é uma câmera e como usá-la. Você tem que aprender lá primeiro. Mas estudar já é... Não é?

            • Pokémon

              Isso é apenas na CEI e no território da ex-URSS. Quem é o culpado e o que fazer não é mais uma pergunta retórica. Não precisa votar em idiotas e nem viver em um "país de tolos", filhos e netos vão agradecer. O território da ex-URSS é um lugar amaldiçoado, e não haverá mudanças para melhor nos próximos 20 anos. Gerações e regimes e mentalidades devem mudar.

              • Dim

                Delírio. As pessoas em muitos lugares são muito, muito semelhantes (eu não estive na Austrália, África e América), não sem suas próprias especificidades, é claro, e eu não diria que na CEI elas diferem para pior. Existem "idiotas" em muitos lugares, é assim que a natureza funciona.

              • Pokémon

                E a semelhança das pessoas?
                Tenho amigos que foram para a Alemanha, Japão(!), Inglaterra e Irlanda.
                Bobagem é uma mentalidade escrava e regimes ditatoriais de ladrões de ex-comuns.Mais uma vez estou convencido de que as pessoas que deixaram a antiga URSS imediatamente após o colapso e despejaram nos EUA, Canadá e Israel fizeram a escolha certa. Eu me certifico disso toda semana.

              • AnonymousI

                Eu acho o mesmo. Aqueles que abandonaram a Rússia em tempos difíceis são uma vergonha para esses não-cidadãos. Eles fugiram - trabalhadores temporários, vigaristas e ladrões, pouco a pouco destruindo um estado fraco. Então, quando o rabo é pressionado contra eles, todos os tipos de juvenis e outras autoridades, eles se lembram de sua terra natal.

              • Dim

                À custa de “regimes ditatoriais-ladrões de ex-comuns”, lêem-se os diários de viajantes de “grandes” descobertas geográficas como Magalhães, Vasco da Gama e outros. Muitos deles foram desclassificados quase completamente :))) Resta esperar até que os espanhóis finalmente se dignam a revelar ao mundo os diários de seus conquistadores culturais e esclarecedores. As pessoas no Império Russo se rebelaram por um motivo, apenas para incomodá-lo, talvez algo não lhes agradasse. E elevar os países coloniais ao pedestal da pureza e integridade é, em geral, muito estranho.

  • Arkady Shapoval

    Este é um gráfico geral para todas as câmeras (não apenas com lentes intercambiáveis). fixo.

    • Vadear

      Arkady, aqui)) Então tudo se encaixa. Câmeras com lentes intercambiáveis ​​sempre ocuparam seu nicho bastante especializado e estreito. Os usuários desta técnica não podem ser nocauteados por nenhuma inteligência)))

      • Dim

        Seria indicativo do cronograma de pedidos para sessões dos profissionais e do número de smarts vendidos. É uma pena que a informação sobre o volume de encomendas não esteja disponível.

      • PashQwertGenericName

        De alguma forma, 500px ou dpreview lançaram estatísticas anuais sobre modelos de câmeras, com o título de que as fotos postadas apenas de iPhones excederam o número total de fotos de todas as DSLRs. Não sei como é no mundo, houve duas ondas na República da Bielorrússia e na Federação Russa. No início, em qualquer feriado, todos tinham um sabonete digital nas mãos, depois um espelho amador. Agora, se você encontrar uma DSLR, então é amador e ainda daqueles anos.

      • Eugene d3100undRN9s

        ai bem, sempre tinha gente que comprava f55/d3100, clicava um pouco e colocava o aparelho na prateleira. É assim que um smartphone é um bálsamo para sua alma, sedenta de beleza às vezes

  • Alexey

    Eu uso um smartphone por 200 dólares. Ajudou muitas vezes quando era necessário tirar uma foto, mas não havia câmera à mão (tirar um céu estrelado, macro, foto de grupo em condições difíceis de iluminação - tudo é de qualidade muito decente). Há 10 anos, mesmo o telefone mais avançado não era capaz disso.
    Meu compacto Olympus de 2011 ainda é bom em termos de fotografia, nem sempre é capaz de substituir seu smartphone (especialmente em telefoto). Se adicionarmos uma comparação de recursos de vídeo, a Olympus no fundo de um smartphone é apenas uma lata de lixo.
    Assim, até 2020, os smartphones acabaram com as saboneteiras. saboneteiras avançadas começam a fazer bem diante de nossos olhos.
    E agora a pergunta. Do que os smartphones de US$ 200 serão capazes em mais 10 anos? (e mesmo em combinação com um stub externo por 100 dólares?) Eles darão um bom chute no quadro completo?

  • Celadir

    Para quem ainda usa “a física não se engana” como mantra, recomendo a leitura sobre fotografia computacional. Os smartphones já fornecem detalhes suficientes para a maioria das cenas. O próximo passo é o controle total da profundidade de campo. Assim como os graus de filme estão agora disponíveis ao toque de um dedo na forma de filtros, o controle sobre a profundidade de campo e o padrão de bokeh estarão disponíveis por meio de fotografia computacional. E as pessoas que usam smartphones como câmera principal não se tornam automaticamente “mundanas”, “fechadas”, assim como a paixão por câmeras não torna as fotos “criativas” e “profundas”.

    • Alexander

      Concordo com você que todo esse processo será melhorado... Mas este é apenas um produto de software, não uma fotografia... uma matriz contínua, como um filme... Aqui vai ser uma revolução nos equipamentos fotográficos... E o surgimento das matrizes digitais é apenas a evolução das câmeras e nada mais...

      • Vitaly

        O filme também consiste em pontos - grãos. Eles estão localizados apenas aleatoriamente.
        Mas com megapixels suficientes, o digital é melhor que o filme.

        Quanto ao avanço, a questão é preservar o campo de luz, como no Litro
        e recusa em cortar programaticamente o objeto

    • Michael

      Só não dão detalhes.

  • B.R.P.

    Esquecemos que o início do crescimento da popularidade dos smartphones e, consequentemente, suas vendas, não está de forma alguma associado à presença de câmeras neles, que também estavam em telefones celulares comuns. Quando a qualidade das câmeras dos smartphones atingiu um patamar mais moderno, esse “chip” começou a ser impulsionado no mesmo anúncio.

  • Anton

    Você pode falar muito, duramente e duramente sobre a inviolabilidade das câmeras com lentes intercambiáveis, etc... e tudo isso é uma gota no oceano. Onde estão os smartphones lançados há 10 anos? No mesmo lugar que as saboneteiras/compactas/a maioria das DSLRs daqueles anos, apenas o smartphone ainda é atualizado e toda vez que o usuário recebe uma atualização de qualidade da câmera deste smartphone. Muita gente vai comprar uma nova DSLR por 100500 mil dólares?

    Na aproximação da IA ​​às massas, televisores (ainda que incomparáveis ​​até agora), etc., há espaço para movimentação + conveniência, fotografados com um dispositivo, editados, enviados ou impressos quando necessário. E o que há com o “cool fataparata ta?” E por que, ainda satisfeito em uma célula há 10 anos.

    IMHO, agora a única (nenhuma ou quase a única) coisa que “um tio com uma lente longa” leva é habilidade artística, a foto certa, um belo interior em um estúdio fotográfico etc. É o componente criativo.

    Sim, e muitos dos repórteres (“wedding bombers”) estão cada vez mais falando sobre as alegações do cliente, ala “e meu amigo/irmão/casamenteiro também filmou no iPhone”. Então concordo com Arkady: vimos algo parecido quando o filme estava saindo.

    • Oleksandr

      Todas essas tecnologias de “fotografia computacional e IA”, uma vez que se tornem uma ferramenta real e refinada, aparecerão imediatamente em novas câmeras profissionais, complementando harmoniosamente o sensor em tamanho real e a excelente ótica. E um microfuro móvel portátil, com uma micromatriz e um vidro plástico, permanecerá onde pertence. Acredite em mim.

      • Anton

        O tempo nos julgará. Vamos ver como a introdução de "fotografia computacional e IA" em "sensor de tamanho normal e ótima ótica" enfraquecerá o impacto dos smartphones na indústria de câmeras.

      • Ivan Shikhalev

        sim. A "fotografia computacional", é claro, oferece novas oportunidades, mas a) nunca é uma panacéia, b) não anula a ótica. Assim como o Photoshop não cancelou a ótica (e o processamento digital em geral), embora surgiram novas oportunidades, e algumas antigas foram simplificadas e, teoricamente, você pode terminar qualquer coisa ...

      • Rodion

        Nada, agora eles aprenderão a carimbar massivamente uma esfera complexa - lentes de um par de lentes (o protótipo de trabalho de uma lente de lente única "superesférica" ​​parece já existir, houve algumas novidades em algum lugar) será possível fazer, então os micro-buracos se mostrarão ...

      • PashQwertGenericName

        Não aparecerá. A tendência vai na outra direção - não para converter os dados capturados da matriz. Haverá um tijolo estúpido com um aperto confortável, no qual há uma matriz nua e seu sistema de resfriamento, e o que você fará com as informações de saída (com qual IA processá-las) é problema seu. O fabricante não vê razão para investir em um segmento moribundo e há muitas chamadas: sem espelho, apenas RAW (sem jpeg), fluxo de vídeo direto após módulos de conversão.

  • Ivan Rosomahin

    a fotografia é interessante porque para criar uma obra-prima você não precisa de nenhum equipamento legal :-))) ... tirei minha melhor foto com um péssimo Samsung digital por 3,5 mil rublos, que estava constantemente ensaboando e vergonhosamente perdido o foco em 2 casos em três :-)) )
    e agora tenho NIKON D 610, NIKON 9100, CANON 500 D, mas até agora não consegui repetir essa obra-prima :-))))

    • Alexey Ovoshnikov

      Sim, o principal são as parcelas e o resultado final na foto. É inútil discutir com isso. Mas ainda mostre sua obra-prima! Pelo menos um pequeno redimensionamento. O que é uma obra-prima para você e por que não conseguiu repeti-la?

  • Sergei

    Deixa eu te contar minha história, que ninguém vai ler...

    Comprei a Nikon D2013 em 80. Com o tempo, forneci a ele as coisas necessárias - óculos normais, flash, cabos, tripé. Em 2018, meu obturador morreu. O reparo da câmera não é economicamente viável. Não consigo comprar um novo a esses preços, e comprar um usado novamente é uma loteria.

    Como resultado, fica 2 anos em uma mochila no canto. Eu fotografo com meu smartphone.

    • B.R.P.

      O smartphone também não é eterno)

      • Sergei

        Um smartphone, mesmo que quebre, um novo será comprado, mas com uma câmera é mais difícil.

        • B.R.P.

          E quanto custa um smartphone com uma câmera que dá um resultado que lembra remotamente uma câmera normal? Orçamento novos modelos com câmeras muito medíocres custo comparável ao usado. sim máquinas fotográficas. Acho que há algo para se pensar.

          • Arkady Shapoval

            dê alguns exemplos de uma câmera “normal”

          • Sergei

            Para mim, a fotografia é um hobby. Uma vez eu já comprei uma câmera por hobby, é que... não tenho smartphone por hobby, a câmera nele, muito boa, vem embutida por padrão. O preço do meu chinês é 10 mil.

    • Alexey Ovoshnikov

      Quando a câmera quebra é muito triste e o conserto custa dinheiro. Claro, isso é sempre uma surpresa desagradável, mas você comprou usado em 2013? Quantos quadros ela passou e em que condições ela estava antes e depois da compra? Você também pode conhecer o D500 enrolado, embora o modelo ainda esteja fresco. Claro, não sei de onde você é e quais os preços que você tem para equipamentos usados, mas se você escolher bem, geralmente tudo é excelente. E a própria D80 é uma câmera muito antiga e dificilmente é adequada para uso sério hoje.

      • Sergei

        Claro bjus. Provavelmente foi retirado da produção em 20009))

    • Pokémon

      Nos mercados de pulgas, D80 e D70s mentem por um centavo.
      Com alguma sorte, você pode encontrar uma câmera em boas condições com uma quilometragem de até 50. No Avito são simplesmente montes.

      • Sergei

        Aqui no meu são apenas 55 mil frames))

    • Dim

      Você tem uma visão pessimista das coisas. Veja o lado positivo, vou mostrar para você :) Esse lado positivo é que no auge da moda DSLR, as pessoas tinham um monte delas, e agora elas as vendem com muito pouca quilometragem e por muito pouco dinheiro, enquanto modelos bastante frescos.

    • Michael

      Se o smartphone se adequar, isso é uma coisa e, se não, algo mais decente é comprado. 99% ternos inteligentes, como costumavam organizar saboneteiras

      • Alexander

        Com boa iluminação em qualquer smartphone atual, a foto ficará normal... E se essas fotos forem usadas apenas para postar nas redes sociais, ninguém distinguirá em que foi tirada...

        • Michael

          Isso é chamado de "satisfeito"

    • Andrew

      BU d90, d5100 e similares agora podem ser comprados com uma quilometragem de até 5000 quadros, por menos de 10 mil. Um amigo levou o d90 há um mês com uma quilometragem de 6700 por 7000 rublos. e uma lente escura Nikon 35-70 por 3000 rublos. Usar um smartphone para atirar em seu cachorro pulando em voo por um prato é outro truque.

  • Alexandre Malyaev

    Em geral, não vejo nada de errado no fato de haver mais maneiras de tirar boas fotos. Se apenas quem os faz gostasse, não importa o quê. E ninguém se preocupa em combinar. Eu rio de especialistas que desprezam smartphones em oposição ao CZK. Há um conhecido, um artista e um fotógrafo de autoridade com uma experiência de cerca de 40 anos, que agora não despreza tirar fotos em um smartphone, ao mesmo tempo em que usa o CZK para produção e os combina para álbuns pessoais. Admirei muito o desenvolvimento da tecnologia ...)) Parece-me que a percepção de Arkady é semelhante, até onde consegui observá-lo.

  • Pokémon

    Telefones que por vários motivos me surpreenderam com suas câmeras e me fizeram respeitar câmeras em telefones e sentir o progresso, aqui estão alguns deles: Siemens M75 (aqui fiquei satisfeito com o fato de que sempre há uma câmera comigo e ela pode fazer algo ), Nokia N93, Nokia N95 8Gb, Samsung i8910 Omnia HD, Nokia 808 Pureview, Nokia Lumia 1020. Houve outros além destes, mas menos dignos de menção. Estou olhando para o Huawei p30pro ou o novo Huawei Mate30 pro.

  • LDS

    Câmeras e smartphones. Cada dispositivo tem sua própria filosofia e seu próprio caminho evolutivo de desenvolvimento. Os fabricantes de smartphones estão se esforçando para melhorar as características fototécnicas desses dispositivos: estão aumentando os megapixels, melhorando os algoritmos para processamento de imagens na câmera, ou melhor, intra-smartphone, e tentando introduzir lentes intercambiáveis. E as câmeras continuam sendo câmeras, mas seus fabricantes, ano após ano, sistematicamente emprestam tecnologias que são mais típicas para comunicações do que para equipamentos fotográficos (controle sem fio e transmissão de dados para a Internet, marcador GPS). Acho que a integração total não acontecerá devido à filosofia diferente desses dispositivos. A câmera continuará sendo uma ferramenta técnica especializada para criar imagens de alta qualidade, alta em todos os parâmetros (resolução, tamanho do sensor, reprodução de cores, capacidades ópticas das lentes). O smartphone evoluirá como um dispositivo universal para armazenar e transmitir informações. Sua evolução continuará, ao que me parece, no sentido de aumentar a universalidade e o poder computacional. Os computadores pessoais domésticos, na forma em que existem agora (unidades de sistema, laptops, tablets) desaparecerão. Eles serão substituídos por smartphones na forma de um módulo de computação universal compacto, mas poderoso, ao qual qualquer dispositivo periférico pode ser conectado e controlado de forma eficaz. Os smartphones continuarão a expulsar com sucesso o segmento amador de equipamentos de fotografia digital, mas, nesse contexto, acho que em breve testemunharemos o renascimento dos equipamentos de fotografia de filme. Paradoxo engraçado. Ninguém vai colocar um filme em um smartphone com certeza. O filme ficará para profissionais e amadores entre os verdadeiros conhecedores de seu charme único. Com base na experiência pessoal, posso dizer que um smartphone para filmagem operacional ou de protocolo é muito mais conveniente do que uma câmera, mesmo compacta. Simples registro de eventos, fotocópias de documentos e nada mais. Um dia fiquei sem “filme” no CFC (no sentido de um lugar no cartão de memória), e resolvi tentar fotografar um pouco com meu smartphone. O resultado me agradou e me decepcionou. Ficamos satisfeitos com as fotos brilhantes, coloridas e surpreendentemente nítidas do smartphone Samsung J2 Prime em uma velocidade lenta do obturador (mais de 1/30 seg.), ficamos chateados com as fotos soltas e em cores suaves do Fuji S3 Pro em em conjunto com uma boa lente, novamente em uma velocidade lenta do obturador. No entanto, depois de ver as mesmas fotos em um computador doméstico, tudo se encaixou. A câmera permaneceu uma câmera, embora antiga, mas profissional, capaz de produzir uma foto honesta e adequada para processamento posterior (filmada em RAF). O smartphone imediatamente “estourou”, ficou nublado e desbotado. Não está claro para onde foi todo o brilho e brilho das fotografias tiradas. Olho para a tela do smartphone - vejo uma imagem, mas no computador parece ser a mesma, mas com uma qualidade completamente diferente. Desde então, a sensação de algum tipo de falsidade desses dispositivos (smartphones) não me deixou. As fotos são muito miseráveis, medíocres. Os fabricantes, parece-me, aprenderam a adaptar bem a imagem às capacidades de exibição de um determinado modelo de smartphone, mas nada mais.

    • romance

      Porque um smartphone é uma fotografia computacional. Você também reproduzirá alguns dos efeitos do equalizador. Parte não, é isso que diz respeito ao “dobramento” de muitas imagens e processamento por redes neurais. Embora seja bem possível que a fotografia computacional venha ao prof. máquinas fotográficas.

      • LDS

        A fotografia computacional é uma tecnologia interessante, mas eu quero ver uma imagem real, não um desenho animado. Tendo perdido o contato com a realidade, uma fotografia deixará de ser uma fotografia. Ela já deixa de ser ela agora, não acha? Photoshop, plug-ins, efeitos digitais e tudo isso... Em breve todas essas tecnologias estarão em operação, automatizadas, industrializadas, equipadas com inteligência artificial, que decidirá para o fotógrafo o que, onde e como fotografar. Pode ser como no conto de fadas “O Feiticeiro da Cidade Esmeralda” - todos colocarão óculos com óculos coloridos e as pessoas verão a vida cotidiana cinza maçante na luz rosa ou esmeralda.

        Cada um escolhe por si mesmo, mas a própria possibilidade de escolha deve ser deixada. A criatividade é sempre trabalho, trabalhe em si mesmo. Nada é dado. É impossível privar uma pessoa da oportunidade de criar substituindo uma ferramenta criativa (câmera) por um produto acabado - uma tecnologia de computação implementada, entre outras coisas, em um smartphone. Então você pode chegar ao absurdo: instalar várias câmeras fotográficas e de vídeo em lugares históricos famosos, por exemplo, perto da Torre Eiffel, na Praça Vermelha, em frente ao Palácio de Inverno e organizar o controle remoto pago pela rede. Quem quiser vai entrar e tirar fotos sem tirar a bunda do sofá ou da cadeira, apenas apertando o botão “Print Screen” no teclado. Formalmente, você não encontrará culpa, você é o autor da imagem, embora seu pé não tenha pisado em Paris.

        Mais mais ... Por que instalar algo em algum lugar. As redes e os bancos de fotos já estão cheios de fotos dos lugares mais famosos de todos os ângulos possíveis. Ao pressionar o botão do obturador, o usuário nem adivinhará que sua câmera não fotografa nada em geral, mas seleciona um quadro finalizado da rede, levando em consideração as coordenadas GPS do dispositivo e a simulação de computador. Um usuário ingênuo vai se gabar de quão “legal” ele tira fotos com sua “câmera”. Cada quadro é uma “obra-prima” digna do Louvre.

        • romance

          Seu olho é uma fotografia computacional e um desenho animado. Se você conseguir a imagem original, ficará horrorizado.
          A tarefa da fotografia é transmitir as sensações que você experimentou. Sem colocar uma pessoa no ambiente, você não conseguirá transmitir esse sentimento. A lente mais grande angular não transmitirá a sensação de uma catedral gótica ou de uma pirâmide de Quéops - até você entrar nesse volume e se aproximar dele, você não entenderá isso.
          Nem o cheiro da chuva, nem o encanto de uma pessoa, nem o frescor da folhagem, nem o céu estrelado, nem o pôr do sol, nem a maré - nada disso pode ser transmitido simplesmente pela imagem. Portanto, é preciso recorrer à imitação e ao processamento. Para destacar, retirado do contexto.

          • LDS

            E por onde, na sua opinião, deve passar a própria fronteira da realidade com o cheiro da chuva, o céu estrelado, a frescura das folhagens, os pores do sol, as auroras, as marés, que o fotógrafo deve captar? Você pode photoshop, imitar, usar um smartphone de tal forma que você perde completamente o contato com a realidade. No processo de processamento de fotografias, a transição de mudanças quantitativas para qualitativas ocorre de forma rápida e quase imperceptível. Como resultado, obtemos qualquer coisa, mas não a realidade. A arte da fotografia, na minha humilde opinião, é dialética e metafísica em um só. Em algum lugar li um pensamento interessante: “Se você não consegue distinguir uma ilusão da realidade, escolha o que é mais razoável”. Das duas ilusões, escolherei pessoalmente aquela que meu olho percebe e processa o cérebro que me foi dado pela natureza, mas não a ilusão que é construída com base em tecnologias de computação conectadas a um smartphone. Quanto à realidade, realmente pode ser terrível, mas não porque tudo está completamente ruim, é que a humanidade ainda não está pronta. Em uma coisa, você está certo, para tirar uma fotografia real você precisa ser capaz de sentir, ser capaz de distinguir as sombras sutis do mundo ao seu redor, não importa se é real, este mundo ou ilusório. E para isso, uma pessoa e a humanidade como um todo precisam se desenvolver, enriquecer seu mundo interior e não melhorar as tecnologias de computação, caso contrário, as tecnologias sobreviverão a seus criadores.

    • Alexander

      Cada smartphone tem a mesma filosofia - ganhar dinheiro ... E todo o progresso tecnológico se encaixa no conceito - interesse egoísta ... Agora isso é o principal para eles - o resto não importa ...

  • Oleksandr

    O gráfico mostra como aqueles que realmente não precisavam se livraram das câmeras em favor das microcâmeras móveis. Eu acho maravilhoso. Em primeiro lugar, há uma tendência de estabilizar e até reduzir o custo de boas câmeras. Em segundo lugar. Boas câmeras não vão a lugar nenhum no futuro próximo. E certamente não vão “sair” como “o filme saiu”. Em um esforço para reconquistar o comprador, eles só serão feitos melhores e mais perfeitos. Este é um processo natural. A evolução da fotografia.

    • Alexander

      Todo o tópico de substituição de câmeras por smartphones não vale nada ... Quem quiser fotografar com câmeras normais, fotografará com elas ... E quem precisar apenas registrar o que vê e não levar nada consigo usam smartphones... E quem caiu em um golpe chamado “Fashion” e comprou DSLRs, agora estão sendo vendidos e comprados por smartphones… Essa é toda a religião… Eu uso DSLRs e não preciso de câmeras mirrorless… Um mirrorless câmera já é mais um smartphone do que uma câmera… Todo o processo fotográfico não é o mesmo… Não impressiona…

      • Anton

        O processo fotográfico não é o mesmo? :) E como ele difere tanto no CZK do BZK que o processo não é o mesmo? :D

        Pegue um filme, existe um “processo fotográfico”, e todos esses seus digitais...! :D :D :D As cores não são as mesmas, o “ar” não é o mesmo, e em geral era melhor sob os comunistas!

    • Ivan Shikhalev

      Não haverá redução de custos. O mercado de câmeras desmorona para seu valor real (profissionais + amadores) de seu valor atual (profissionais + amadores + transeuntes) e, quando a circulação diminui, o preço geralmente aumenta. Outra questão é se existe uma reserva...

  • Gonzales rápidos

    Não sei o que é tão chocante aqui, o gráfico mostra com muita clareza o retorno do mercado de câmeras aos níveis de vendas do final dos anos setenta, bem a tempo do aparecimento das saboneteiras com foco automático, devido ao qual o mercado de equipamentos fotográficos começou crescer. As pessoas precisavam de uma ferramenta simples para capturar sua vida e para que essa ferramenta fosse simples, foi aí que surgiram as saboneteiras, e as pessoas começaram a comprá-las, e agora os telefones vieram para substituir esses aparelhos simples. Tudo está de volta ao normal. E as câmeras, especialmente as de sistema, sempre foram uma ferramenta de entusiastas, pessoas da indústria ou, na pior das hipóteses, tecnodrochers, desculpe. O que há nele?

    • Alexander

      Você descreveu com muita precisão a situação com o mercado de fotos ...

    • Ivan Shikhalev

      Sim está certo. Gostaria apenas de esclarecer: saboneteiras autofocus baratas, embora isso não seja essencial.

    • PashQwertGenericName

      O fato de os fluxos financeiros para inovação já terem saído das câmaras do sistema. Portanto, tudo o que parecer novo neles será uma adaptação, e nem tudo aparecerá. O produto se tornará nicho, o que fará com que o preço suba. Em um futuro próximo, a frase “câmera SLR digital moderna” transmitirá a mesma dor que “câmera de filme moderna” agora. Eles não vão desaparecer, exceto de nossas vidas.

  • Ivan

    Há menos de um mês e meio, já havia um artigo sobre o mesmo tema sobre o recurso de tecnologia móvel. Além do próprio artigo, os comentários não são menos interessantes:
    https://mobile-review.com/articles/2019/huawei-p30-pro-camera.shtml

    • Pokémon

      Parece que ele não escreveu "Murtazyan", o que significa que você pode ler, embora esse recurso duvidoso se afogou para a Samsung e seus telefones por muito tempo e com zelo e não gratuitamente e criticou objetivamente telefones de outros fabricantes, muitas vezes colocando outro SGS como um exemplo.

      • Pokémon

        O autor escreve: “No ano passado, peguei uma Canon EOS R legal para uma foto de cosplay, que custou mais de 200 mil rublos com uma lente.
        Este ano, talvez, leve o Huawei P30 Pro. ”
        E claro, esse material, filmado inteiramente na Huawei, nunca saiu? :) Dada a iluminação sombria na maioria das exposições, acho improvável que algo sério tenha acontecido nas fotos do telefone.

  • Володимир

    Na verdade, uma fotografia é sempre uma fotografia, não importa o que seja feito.
    O que eles estão filmando agora... e o que eles vão filmar...
    E ainda mais, a história da fotografia prova e é testada pelo tempo que não é tão importante o que a foto foi tirada, mas sua própria existência é importante. Quantas fotos antigas foram tiradas terrivelmente, não nítidas, cruzadas, sem detalhes, mas ocupam seu lugar de honra na história da fotografia.
    Eu gostaria de tirar mais de uma dúzia dessas fotografias históricas, mas pelo menos uma. É improvável que me perguntem sobre as características técnicas do quadro, mas eles perguntarão sobre o plano de fundo e as consequências do quadro. Afinal, a fotografia difere do vídeo porque há sempre algo nos bastidores, só podemos observar um momento, mas não como um fragmento de tempo, como no vídeo.
    E eu acho que não importa o que a foto é tirada, quando ela é tirada na hora certa e do ângulo certo, ela vai ficar perfeita em sua imperfeição, e ninguém vai dar a mínima para os quartos, o dourado relação, velocidade do obturador, sensibilidade. O principal fato da fotografia, como não uma variável.

    • Fotógrafo

      Eu escrevi certo!

  • Ananaska

    Fotografado e editado com smartphone :)
    Não sabe Deus o quê, é claro, mas esta é uma foto aleatória tirada em condições bastante úmidas, ventosas, salgadas e arenosas.
    Cada instrumento tem seu tempo e lugar.

    • Vitaly N

      Não há reclamações sobre a parte artística, mas sobre a técnica... Todos os encantos da ótica em miniatura e da fotografia computacional estão no rosto, opa, nos raios. Aqueles. as distorções geométricas são tão grandes que você precisa fazer uma correção de imagem frenética. Tudo ficaria bem, mas os coelhinhos o entregaram com miúdos.

      • Ananaska

        É só que não há correção aqui. E então algo que todas as lentes grande angulares de alguma forma distorcem. O problema com todas essas microcâmeras, na minha opinião, é diferente: desempenho de foco automático ruim e qualidade de imagem ruim com pouca luz, e o controle é mais ou menos, como resultado, a porcentagem de boas fotos cai catastroficamente.

  • Vladimir

    Caros participantes desta discussão, quando todos olham para o gráfico de vendas de câmeras e comparam (o gráfico) com as vendas de smartphones, então de alguma forma ninguém pensa que, ao contrário das câmeras, esses mesmos smartphones, além da opção de tirar fotos . eles também têm a opção de ligar, escrever e geralmente usar um smartphone como computador. Então, com base nisso, não é correto traçar um paralelo entre as vendas desses dois gadgets e, no mínimo, é simplesmente errado e ilógico. Na hora de comprar um smartphone, as pessoas pensam não só em como ele tira fotos, mas também em como ele chama, e realiza diversas outras funções que de forma alguma se cruzam com as funções de uma câmera! Então agradeça! Boa sorte em novas discussões)))

    • Dim

      Muito bem e, além disso, tenho certeza de que, se computadores, navegadores, telefones fixos e outros equipamentos altamente especializados forem adicionados a esse gráfico, seus gráficos serão muito semelhantes ao gráfico das DSLRs ...

      • PashQwertGenericName

        Bem, é lógico, com o advento de dispositivos de acesso à Internet alternativos a um computador pessoal, ou seja, As vendas de tablets, smartphones, TVs de computadores pessoais mudaram para dispositivos móveis e, em seguida, o boom diminuiu e os pequenos softwares retornaram o botão Iniciar :)
        Da mesma forma, com o advento dos dispositivos de captura de fotos e vídeos alternativos às câmeras e filmadoras, o mercado para estas últimas diminuiu. Mas com apenas uma diferença significativa - os smartphones mataram completamente o mercado de câmeras.

        • Ivan Shikhalev

          Eles não mataram. E eles não vão matar. Eles simplesmente o devolvem ao seu lugar - ao seu nicho relativamente estreito.

        • B.R.P.

          Bem, você é um vidente e um profeta)

  • Dmitry

    Ainda não consigo usar a câmera do meu smartphone se tiver uma câmera Canon s110 muito compacta comigo.
    EGF 24-120, estabilização óptica, abertura f/2.0-f/5.9, RAW, touchscreen, ISO 1600 está funcionando bastante para redes sociais.
    Com as mãos na EGF 50mm, você pode tirar fotos sem borrar em 1/5.
    Mesmo um smartphone de ponta para dinheiro espacial provavelmente não fornecerá EGF 24-120 focal com um stub óptico. E o tamanho do s110 é muito menor que os smartphones.

  • Sergei

    Comprei uma câmera SLR. O antigo dono ficou bastante satisfeito com o novo smartphone. Não há desejo de “espremer” todas as suas possibilidades para fora da câmera. Na semana passada eu estava em um show, exceto eu, não encontrei mais ninguém com uma câmera. Tudo foi filmado com smartphones. Experimentei uma lente Canon EFS 55-250 stm recentemente adquirida, a 40-50 metros do palco, além de tirar uma foto, fiz um vídeo. De que tipo de comparação você está falando?

  • Madame Broshkina

    Enterre as câmeras cedo, especialmente as full-frame. Com muita dificuldade imagino, por exemplo, um fotógrafo de teatro que veio filmar uma performance com um telefone, mesmo o mais legal. E quanto a filmagem de estúdio, publicidade e fotografia de moda? Deus de Deus e smartphones - para fotografar crianças na caixa de areia. Bem, é bom para selfies

    • Dim

      Precisamente, o que é retirado das DSLRs de quadro completo será discutido por 10 a 20 especialistas altamente qualificados, ou seja, aberrações cuja opinião ninguém se importa. E fotos de sucesso de smartphones serão vistas e discutidas por milhões de pessoas. Agora a questão é quem vai pagar os profissionais se sua arte não afetar ninguém de forma alguma?

      • Madame Broshkina

        Profissionais não são malucos, são profissionais. A priori, não pode haver muitos deles. É como comparar um cantor de ópera com uma pessoa cantando karaokê. Deixe esses seus milhões cantarem, os profissionais disso não são nem quentes nem frios.

        • Alexander

          Agora um profissional é um cara que tirou 2 fotos de uma garota no estúdio e depois escolheu uma para uma revista que ninguém precisa... A questão é - quem precisa dessa revista e quem precisa de uma foto de algum lixo...? A resposta é que ninguém precisa disso... Exceto por um círculo estreito que recebe dinheiro por tudo isso, e novamente não está claro de onde... Este é o mesmo tópico que anunciar em uma caixa de zumbis... Aquele quem manda publicidade paga tanto a quem a cria como a quem a mostra... A questão é quem a mostra se ninguém a vê, e se por acaso alguém a viu, então sabe que não se pode comprar essa porcaria que você não pode comprar em publicidade, porque, além de merda, eles não anunciam mais nada... O que- então acaba um período de tempo fechado... Acontece que todos se beneficiam com esse anúncio, exceto o aquele a quem parece ser destinado ... Mas todos há muito esqueceram que deveria ser destinado a alguém ... E esqueceram porque no usuário final há muito tempo foi condenado ao inferno por todos nesta cadeia ... Ninguém precisa dele... Tudo o que eles precisam é do dinheiro dele...

        • Dim

          E o que há de tão “profissional” neles que atrairá plebeus privados do dom divino?
          Bem, você vai tirar uma foto particularmente expressiva de uma bailarina (cuja arte quase ninguém entende), 2-3 pessoas vão gostar e vão te pagar?
          Gatos fotografados por milhões de peças, cujas imagens são infinitamente peneiradas por milhões de habitantes da Terra sobre o tema “fofura”, acabarão por formar um ideal inatingível para a referida bailarina. Ao mesmo tempo, a verdadeira “imagem de um gato” corresponderá incrivelmente com precisão à mentalidade média atual da humanidade graças às mídias sociais. redes.

          Ou você tem um profissional que existe sem o público e suas preferências, e daí?
          Talvez existam pessoas como Phidias, Gauguin ou Zola lá, mas algo me diz que não há muitas pessoas desse calibre no contexto de toda a história da humanidade.
          Sim, e seu trabalho muito raramente é apreciado já em vida, além disso, o ingresso para pintura e arquitetura é muito mais caro do que para fotografia, ou seja, é mais fácil alguém sozinho pegar o que está no ar e surpreender agradavelmente o público.

          • Alexander

            Sim, todos esses profissionais existem sem pessoas... O que eles filmam lá no estúdio, exceto tecno-masturbação, você não pode chamar de outra coisa...

          • romance

            Você está cercado por imagens de todos os lados. A publicidade está olhando para você, a impressão ainda existe, os sites de notícias são acompanhados de fotos, pôsteres de filmes, sessões de fotos de personalidades famosas - ela existe. Até agora, restaurantes caros não fecharam, embora muitos comam em cafés, algumas pessoas cozinhem em casa (incluindo mingau de macarrão e mazik) e alguns guardas no estande se engasguem com Doshirak ou Mivina. Lógica incrível - para declarar algo desnecessário e inexistente. Existem 6 bilhões de pessoas no mundo. Se desejar, há nicho suficiente para alimentar qualquer pessoa. Mas eles não ensinavam isso na União Soviética, o partido e o governo deveriam dar rações.

            • Alexander

              Estou chocado “a publicidade está olhando para você”... É necessário inventar uma heresia dessas... Provavelmente, você está relacionado a isso e está interessado financeiramente... Se não fosse o bloqueador de anúncios, aí eu não teria sites diferentes, YouTube, e em geral o computador não ligava… A presença de publicidade intrusiva é um caminho direto para um hospital psiquiátrico… Não há outros caminhos e não pode ser…

      • romance

        Sim, não importa como vi fotos de sucesso de smartphones no segmento profissional. Os smartphones são uma reportagem, a vida cotidiana. Cadastro. Bem, felizmente em algum lugar a iluminação caiu. Para não mexer, para simplesmente, ele se manifestou sem pós-processamento. Bem, no mínimo há - correção de cores, filtros.

        Qualquer foto encenada é leve. Flash remoto, modificadores. E maquiagem, figurinos e cenário. Se tudo isso for observado, então não é mais fácil trazer uma câmera para trazer o resultado, e não fotografar no celular?

        É só que aqueles que dizem que as DSLRs estão mortas, na verdade nunca tiraram fotos. Eles usaram DSLRs (e câmeras sem espelho) como saboneteiras. Andamos pelo bairro, clicamos flores, mas não em um carro, mas em prioridade de abertura. Em JPEG, porque as cores mágicas são logo, “para não mexer”. Bem, como antes, eles deram fotos para revelação e impressão - para não mexer. Isto não é uma fotografia. Isso é registro.

        • Alexander

          E fazer umas tretas no estúdio, com luz, com maquiagem, com uma enorme perda de tempo, esforço e dinheiro, cujos resultados ninguém vai assistir, porque ninguém precisa disso - isso é arte...? Sim, tudo tem o seu ciclo próprio, fechado, e sem a participação daqueles a quem deveria, em última análise, ser destinado...

          • romance

            Bem, você precisa de rações no quartel e um retrato de Stalin para satisfazer seus desejos carnais - essas são suas necessidades e seus problemas. Se algo existe, então alguém precisa de algo. Se alguém não precisa de algo, ele morre, apesar de todas as tentativas de revivê-lo. Por exemplo, a União Soviética.

            • Alexander

              E a bagunça que agora está prosperando, então todo mundo precisa, de acordo com sua terminologia...? O abstracionismo e o quadrado preto parecem existir, mas ninguém precisa disso pra caralho... Mas existe...! E há lixo diferente porque uma pessoa está tentando impor essa porcaria a uma massa de pessoas ...
              Isso é quem viu o esquilo na tundra ..? Isso mesmo, ninguém...! Mas ele ainda está lá...! E ninguém o viu, porque ninguém precisa dele...! Então este é o seu ALGO...

            • Alexander

              E é sobre isso que eu escrevi, ninguém precisa disso... Só os fotógrafos que fazem esse lixo e são pagos por isso... é aí que acaba a necessidade dessa porcaria...

          • Michael

            A arte para as massas nunca foi planejada. Isso não é necessário

            • Dim

              O problema é que o Artista não precisa ganhar dinheiro, ele precisa se expressar, e muitos deles levavam uma vida bastante miserável em termos de vida cotidiana. Um fotógrafo profissional, por outro lado, quer ganhar dinheiro, e você precisa ganhar dinheiro satisfazendo os gostos e preferências da multidão, a multidão sabe melhor e o smartphone funciona.

              • Michael

                O artista também precisa ganhar dinheiro, mas poucos conseguiram. É o mesmo aqui - um círculo estreito de conhecedores e uma multidão de outros com smartphones

              • Dim

                A julgar pela literatura especializada, qualquer Artista está pronto para morrer por um momento de inspiração. E eles, em geral, não notaram o bytovuhu.

              • Michael

                Isso pode ser dito sobre todas as pessoas criativas)

      • B.R.P.

        E, no entanto, um louco e profissional, um certo S. Dali, disse que se o artista em sua imaginação, em detalhes, apresentasse o trabalho futuro, então ele não poderia criá-lo.

  • koba

    havia uma anomalia quando as vendas estavam no auge, não era normal, e os fabricantes derramavam lágrimas em vão, dizem que as vendas caíram ... E quando ficaram irreais, por que não disseram que isso era um absurdo? Os usuários não precisavam de câmeras grandes com lentes diferentes, eles só precisavam se filmar durante a próxima refeição, isso é tudo. E aconteceu que todos de repente se tornaram fotógrafos ... A natureza colocou tudo em seu lugar, agora as pessoas tiram fotos com smartphones e ficam felizes, e os fotógrafos, como antes, continuam fotografando com equipamentos fotográficos especializados para tirar uma foto , e não apenas fotos ...

    • Alexander

      Concordo cem por cento... Tenho duas DSLRs e fotografo com elas, mas também fotografo algo com um tablet com uma boa câmera... Cada tipo de filmagem tem seu próprio dispositivo... Há uma filmagem em que é simplesmente inadequado usar uma câmera, um smartphone será suficiente...

Adicionar um comentário

Copyright © Radojuva.com. Autor do blog - Fotógrafo em Kiev Arcádia Shapoval. 2009-2023

Versão em inglês deste artigo https://radojuva.com/en/2019/11/camera-vs-smartphones/comment-page-1/

Versão em espanhol deste artigo https://radojuva.com/es/2019/11/camera-vs-smartphones/comment-page-1/