respostas: 81

  1. Rodion
    30.05.2019

    Parece que a Tokina-bokina 90 / 2.5 será muito mais interessante que essa lente. Bem, ela parece não ter deficiências críticas e irritantes.

    resposta

    • NEO
      30.05.2019

      Tokina é mais escura, mais comprida, sem abertura automática, o tronco sai, em F/22 dá uma mancha azul no centro. Em Yong, o preço é embaraçoso, por 100-150 você ainda pode pensar, mas por 250 - não

      resposta

    • Covil
      30.05.2019

      Tokina 100/2.8 resolve todos os problemas….

      resposta

      • Anônimo
        30.05.2019

        Mas nada que seja longo e mais escuro e geralmente com autofoco?

        resposta

      • Vitali
        30.05.2019

        se você fotografar macro, ainda terá que cobrir com muito mais força.
        O fato de que a distância focal é mais provável +, não há necessidade de ter medo de que o inseto voe para longe.

        resposta

  2. Denis
    30.05.2019

    Espero que os entusiastas lancem um firmware que adicione foco automático a essa lente :)

    resposta

    • Anônimo
      30.05.2019

      e ela vai costurar o motor de foco lá.

      resposta

      • Vitaly N
        30.05.2019

        Esta é a China, não ficarei surpreso se houver um lugar para uma unidade de foco automático.

        resposta

      • Arkady Shapoval
        30.05.2019

        Talvez até memória embutida com fotos prontas :)

        resposta

      • Denis
        30.05.2019

        Eu vi uma coisa dessas, chama-se caleidoscópio)

        resposta

      • Vitaly N
        30.05.2019

        Falando em lentes full frame. Gostaria de saber qual é o fator de ampliação para Heliuses e Industars no mesmo DF?

        resposta

      • Arkady Shapoval
        30.05.2019

        acho que é mais ou menos isso

        resposta

      • Vitaly N
        30.05.2019

        É esse o ponto, então, de uma lente sem foco automático? Quando você pode comprar um analógico por um centavo?

        resposta

      • Arkady Shapoval
        30.05.2019

        com essa abordagem, você pode fazer a mesma pergunta, por exemplo, qual é o significado de alguém CARL ZEISS Makro-Planar 2/50 T*, porque você pode comprar Helios por um centavo.
        E a resposta é realmente simples - Helios e Industars não são análogos de forma alguma para qualquer makrik mais ou menos especializado

        resposta

      • Vitaly N
        30.05.2019

        Não é correto comparar - a qualidade das lentes e a montagem de diferentes níveis. Não acho que os chineses tenham melhor qualidade do que as lentes soviéticas. Tive “alegria” na forma de 35 mm deste fabricante. Se os chineses tivessem feito a distância focal maior - então é claro, mas 60 mm ...

        resposta

      • Arkady Shapoval
        30.05.2019

        Não subestime esses Yongs. Se já começamos a falar sobre lentes soviéticas, vamos lembrar o número de suas macros? Lembro-me de um, e aquele com uma multiplicidade de 1:2. Portanto, em geral, a ótica soviética fica atrás dos mesmos Yongs há décadas. Como eu não gosto de Helios, mas muitos Yongs darão muitas vezes mais benefícios na saída devido ao foco automático e abertura automática. Se você está falando de uma experiência negativa com um 35 de Yong, posso facilmente contra-atacar com uma dúzia de Helios problemáticos, que eram impossíveis de atirar ou difíceis, ou o resultado foi extremamente triste. Com base nessa experiência, posso dizer com confiança que o Helios é ruim. Mas entendemos que existem instâncias específicas, tarefas e expectativas específicas. Portanto, é preciso pensar de forma mais ampla e não ficar preso ao Helios com a posição “antes era melhor, até eu trazer o antigo, não compro o novo”.

        resposta

      • Molchanov
        03.06.2019

        Concordo plenamente com você. É melhor você não dizer.
        E obrigado pela revisão detalhada!

        resposta

      • Vitaly N
        30.05.2019

        Experimentei o Helios-81 com anéis macro... e obtive um aumento de mais de 1. E o diafragma funciona. Não funcionou com 105 / 2.5 - o bloco de lente para esse aumento precisa ser movido muito longe da matriz. Você precisa de um design óptico específico para uma lente macro. Então eu acho que os chineses não inventaram nada com essa lente - eles apenas movem todo o bloco da lente para longe da matriz, fazendo uma macro de 60 mm.
        “Existe um efeito muito forte de 'Focus Breathing' (mudança do ângulo de visão durante a focagem), que é característico de quase todas as lentes macro. Durante a focagem para o MDF, o ângulo de visão diminui. De fato, ao focar em MDF, obtém-se uma lente '120/4'. Isso pode servir tanto como mais (aumento na distância focal) quanto como menos (diminuição na taxa de abertura).” - lembra alguma coisa para quem usava peles ou anéis?

        resposta

      • Arkady Shapoval
        30.05.2019

        Para ser preciso, não é assim. Se pegarmos esse Yong, eles fizeram lentes flutuantes aqui. Se com anéis ou pêlos todo o seu bloco de lentes simplesmente se move e não é otimizado para uma certa distância, então com lentes flutuantes, lentes diferentes têm um curso diferente, o que permite compensar melhor certas distorções. Mesmo nisso há um salto enorme em comparação com todas as antigas óticas soviéticas.
        A pele remove a abertura automática, cria seu próprio inconveniente adicional. Você não pode simplesmente sair com ele e pegar algo interessante de suas mãos. Os anéis costumam ser uma ótima solução. Recomendo a todos que comecem “macro” com anéis para algumas lentes antigas, as mesmas soviéticas, por exemplo, Helios 44, 81, etc. Mas em todos os lugares há limites. Se, por exemplo, com este Yong em campo aberto, posso facilmente fotografar uma paisagem e uma flor e uma senhora com esta flor com qualquer proporção, então com anéis e cinquenta dólares estou acorrentado a um certo conjunto de distâncias, com o perda de infinito e distâncias médias. É por isso que anéis e peles não são adequados para todos.

        resposta

      • Vitaly N
        30.05.2019

        Arkady, meus detalhes sobre foco automático. Por que essa lente quando existem soluções macro mais simples? Haveria foco automático - outra história. Ele queria - ele tirou os insetos, ele queria - as crianças ...

        resposta

      • Arkady Shapoval
        30.05.2019

        Eu já respondi. Não há análogos simples. Indique um análogo com ampliação de 1: 1 sem anéis e outras coisas, com abertura automática (portanto, com medição de exposição simples em qualquer câmera, como a Nikon D7500), e mesmo assim esse milagre foi com foco interno e F / 2.0.
        Mais uma vez, com cuidado - Helios e Industars não são análogos. Para tarefas raras, conte apenas para macro em certas distâncias, elas podem permitir que você fotografe parcialmente o que uma lente especializada pode fazer em tempo real e muitas vezes mais fácil.
        Muito provavelmente há ressentimento aqui que este Yong é ruim no foco automático. Esta é uma limitação séria. E, de fato, é estranho que eles decidiram lançar uma lente manual. Eu concordo com isto

        resposta

      • Michael
        30.05.2019

        Sim, a falta de foco automático também me surpreende

        resposta

      • NEO
        30.05.2019

        Arkady o troll sabe que com o d7500 seu helik só funcionará no modo m. Ou faça sexo com um dente de leão. Os pervertidos estão bicando o dente-de-leão nos anéis. Um anel com um dente de leão para diferentes lentes manuais

        resposta

      • Arkady Shapoval
        30.05.2019

        o fato é que, devido ao grande número de pequenas coisas, fica mais fácil atirar. Mas eu não justifico esse Yong, ele tem batentes suficientes. Você simplesmente não precisa pensar que, se alguém tiver Gelik suficiente com anéis, outra pessoa também não precisa de mais nada.

        resposta

      • Denis
        30.05.2019

        bem, ou pelo menos o diafragma eletrônico vai jogar fumaça na água

        resposta

  3. Além do crocodilo
    30.05.2019

    E como mirar no retrato? Lá, de um metro ao infinito, o giro é mínimo... Como com super larguras... Só na largura de 5.6-8 e esqueci do foco, mas como é? A ideia para a safra é boa, a implementação é uma merda.
    E com um capuz - por que, torça o metal?)))
    Maravilhoso.
    É difícil imaginar o que estava na cabeça dos profissionais de marketing.
    Talvez como naquele vídeo no YouTube sobre meu peixe, minha cereja doce? :-)

    resposta

    • Anônimo
      30.05.2019

      Arkady de alguma forma mirou nas crianças, uma questão de hábito. Eu tomaria um tampão 60/2 e não vapor

      resposta

      • Vitaly N
        30.05.2019

        Suspeito que quebra de foco.

        resposta

    • Dva_Kota
      31.05.2019

      Acho que os desenvolvedores fizeram o foco exatamente assim, com a expectativa de que esta seja uma lente macro (e não uma lente para retratos) - para tornar mais conveniente focar em distâncias de foco curtas. A lente não está posicionada como retrato ou perua.))

      resposta

      • Michael
        31.05.2019

        Para um aumento no curso do anel e os amantes de macro também diriam obrigado

        resposta

      • Rodion
        01.06.2019

        No mesmo Industar-61 LZ MS, o curso do anel é quase 360 ​​graus, mais ou menos. Fazer um movimento de 180 graus sem AF para um makrik honesto é simplesmente inaceitável. Além disso, os cantos pretos no infinito são especialmente tocantes por causa do design do case - pessoas de olhos estreitos não conseguem entrar na geometria escolar?

        resposta

  4. Anônimo
    30.05.2019

    Pelo seu preço - fotoobjeto legal, ativo!

    resposta

  5. Dmitry
    30.05.2019

    Obrigado por uma ótima revisão e fotos tão bonitas!

    resposta

  6. Anônimo
    30.05.2019

    Fotos com desfoque rosa podem estar na área de trabalho

    resposta

  7. Trote
    30.05.2019

    Em suma - um makrik barato e bom, para quem tem vergonha de comprar uma vaia.
    Como pintor de retratos e assim por diante - maldade média, tk. limite de foco distante - 3,5 metros

    resposta

  8. Alexey
    30.05.2019

    Eu tenho uma velha Makrik Nikkor 105 2.8d, eu fotografo em um canon e não conheço nenhum problema :)

    resposta

  9. Anônimo
    31.05.2019

    Arkady, você se tornou um embaixador Yongnuo?

    resposta

    • Arkady Shapoval
      31.05.2019

      Não, caso contrário eu não descreveria todos os batentes de suas lentes e em cada revisão eu não diria que as soluções originais são melhores :), veja, por exemplo, na anterior yn85/1.8n e me diga quem quer comprá-lo após minha revisão?
      Yongnuo me envia lentes para revisão gratuitamente, o que é bastante conveniente, pois não me limita no tempo de criar uma revisão. Eles então usam algumas fotos dos comentários em algum lugar da China para seus próprios propósitos. Após a revisão, eu os altero para outra coisa. Só estou vendendo este yn60/2 após a revisão, pois não preciso dele. Como resultado, não tenho nem o que “embaixadorizar”. By the way, eu posso brincar que se eu sou um embaixador, então apenas Heliosov, apenas hardcore!

      resposta

      • Alik
        31.05.2019

        Olá Arcádia! Li seu artigo e no final foi escrito um site, e que você pode comentar sem reg. Mas nem um pouco… Em geral, tenho uma pergunta. Amanhã vou comprar uma Canon 80 D. Para um estúdio fotográfico. Quais são as melhores lentes para fotografia macro, por favor? Por exemplo, uma formiga, uma borboleta, pólen de flores, uma pupila e assim por diante... Obrigado!

        resposta

      • Arkady Shapoval
        31.05.2019

        O que não está certo?
        Para fotografia macro, você deve usar lentes macro, de preferência nativas, listaPara que serve o orçamento? :)

        resposta

      • Alik
        02.06.2019

        Obrigado pela lista. Agora a segunda pergunta, problemas com profundidade de campo. Não é possível obter a nitidez do fundo. Não há problemas com desfoque, mas com um fundo nítido, bem, de jeito nenhum ...

        resposta

      • Michael
        02.06.2019

        Estacando

        resposta

      • Arkady Shapoval
        02.06.2019

        Estacando. Eu sempre digo que macro é um assunto complicado.

        resposta

      • Anônimo
        10.06.2019

        para macro, você precisa de uma carcaça com bom ISO de trabalho, porque você precisa apertar muito a abertura.

        resposta

      • romance
        10.06.2019

        Haverá muitas coisas nativas na 80D.

        A EF-S 60 / 2.8 é uma boa lente macro para crop e uma boa lente de retrato. Adequado para um começo - pequeno e orçamento.
        EF-S 35 / 2.8IS - com luz de fundo e estabilizador. Na ocasião, um bom funcionário com recursos de macro. Das vantagens - permite que você se concentre muito perto, mas isso também é uma desvantagem - as criaturas vivas geralmente fogem.
        EF 100 e EF 100L / 2.8 (elka com stub) são quase idênticos opticamente. Em plus Elke - desempenho para todos os climas e stub. Realmente um toco muito bom. Em princípio, óculos excelentes mesmo para crop, embora em nitidez sejam ligeiramente inferiores a 60 mm (no crop), porque. projetado para full frame. IMHO, para aplicações sérias o melhor, especialmente Elka. Além de um retrato maravilhoso. O stub ajuda tanto no escuro quanto ao fotografar na mão, o diafragma é pré-carregado.
        EF 180/3.5L é um vidro muito específico. A melhor lente macro é que ela lava bem o fundo e dá uma ampliação de 1: 1 a uma grande distância - afinal, as criaturas vivas se espalham. Mas também se concentra mais lentamente do que cem. Então, apenas para os amantes muito, muito macro.

        Portanto, há uma escolha, seria melhor experimentar algo antes de comprar, é claro. Eu decidi em 35 e 100L no total. 35 tornou-se uma equipe conveniente para colheita, 100L é conveniente tanto para colheita quanto para FF. O stub e a capacidade para todos os climas ajudam muito, a nitidez em todo o campo do quadro também geralmente não é supérflua, especialmente para um assunto. Mas eu adoro essas... soluções universais.

        resposta

      • romance
        10.06.2019

        Sim, eu perdi o MP-E nativo da Canon - ele dá um aumento de cinco vezes, mas só precisa de empilhamento e macro-mecânico com uma unidade automática e software especial, isso é para os teimosos.

        Pessoas não tão teimosas usam cabeça de ampliação 100L + Raynox DCR-250 (dá ampliação extra, vidro de close-up deve ser usado para alcance de TV em vez de tubos macro). E o Raynox, devido ao esclarecimento e vários elementos, quase não degrada a qualidade da imagem. Bem, um flash macro de Yongi, porque mesmo uma abertura apertada e um stub não são suficientes.

        resposta

  10. Anônimo
    10.06.2019

    Sabão. Alguma chave de fenda sigma / tokina espessa pelo mesmo dinheiro vai atirar melhor

    resposta

  11. Dmitry
    11.12.2020

    Bom Dia! Alguém tem algo a dizer baseado na experiência?

    resposta

    • Arkady Shapoval
      11.12.2020

      Eu posso, eu descrevi tudo na revisão. Ou o que mais você está interessado?

      resposta

      • Dmitry
        11.12.2020

        Se você usá-lo, talvez haja algo que acabou durante a operação. Talvez o desgaste da mecânica, talvez opticamente eles tenham notado algo por si mesmos.
        Estou pensando em comprá-lo com base em macro, focal e preço)
        Confunde a marca e um movimento curto a uma distância não macro. E a falta de serviço na Bielorrússia também, para ser honesto.

        resposta

      • Arkady Shapoval
        11.12.2020

        Bem, na resenha, escrevi para a lubrificação e fricção do anel após uso prolongado, uma vinheta e tanto no infinito. Para macro - uma opção interessante.

        resposta

  12. romance
    14.03.2021

    Olá! Estou tentando fazer fotografia de assunto. Facas, pentes, bolsas de cosméticos, pratos, garrafas. Eu tenho uma Nikon cinquenta e cinquenta e um kit 18-55. Não há nitidez suficiente. Eu li sobre macro que eles têm boa nitidez. Eu escolho entre os mais orçamentários. Diga-me, se você escolher entre esta e DX AF-S Micro Nikkor 40mm 1: 2.8G SWM, qual é a preferível? São aproximadamente o mesmo preço.

    resposta

    • B.R.P.
      15.03.2021

      É estranho que você não tenha nitidez de cinquenta dólares. Talvez você não esteja encobrindo o suficiente? Acho que de suas opções, Nikkor 40mm 2.8G será mais nítida.

      resposta

    • Seladir
      15.03.2021

      Muita coisa pode estar escondida atrás da “nitidez insuficiente”, desde o controle insuficiente da profundidade de campo até a pouca luz. Antes de começar a trocar de uma boa lente para outra, seria ótimo ver os originais de algumas fotos em que você vê problemas (por exemplo, fazer upload para a nuvem).

      resposta

      • romance
        17.03.2021

        Olhe por favor.
        https://drive.google.com/drive/folders/1hdj2bka7y8tdmUBK4EQe6fNyVIiLvxXj
        Esta é uma peça de cinquenta copeques em 5,6. Em um lugar parece ser nítido, embora também não muito, em outro já está embaçado. Talvez eu esteja fazendo algo errado? Tentei aberturas de 7 e 8, surtei e configurei 20 - geralmente é um desastre, tudo está embaçado.

        resposta

      • B.R.P.
        18.03.2021

        Aos 20, tudo fica embaçado devido à difração. Você precisa dominar a iluminação e o enquadramento, o que está na foto é horror.

        resposta

      • romance
        18.03.2021

        O que está na foto é recortado em um fundo branco, então não me preocupei em emoldurar muito. E a iluminação, sim, aqui estão lâmpadas comuns de 25v com difusor de chita e refletor por baixo, para facilitar o corte. Comprei softboxes, mas ainda não consigo instalá-los. Você está dizendo que assim que eu acender a luz, a nitidez virá?

        resposta

      • vencedor
        18.03.2021

        "Você está dizendo que assim que eu acender a luz, a nitidez virá?"

        Sim, a imagem será melhor, definitivamente.

        resposta

      • B.R.P.
        18.03.2021

        O enquadramento vale a pena, mesmo que apenas para garantir que o objeto caia completamente na gripe.

        resposta

      • romance
        18.03.2021

        Você quer dizer que você precisa posicionar o assunto perpendicular ao olho para que ele caia em nitidez? Mas há momentos em que você precisa atirar ao longo ou na diagonal. O enquadramento ajudaria então?

        resposta

      • vencedor
        18.03.2021

        Por que é “cortado em um fundo branco” quando você pode apenas fotografar normalmente, mas seus objetos ainda estão iluminados de forma desigual.

        A nitidez da foto é normal.

        resposta

      • romance
        18.03.2021

        No marketplace, o requisito está em um fundo branco. Eu aparentemente tenho um complexo, parece que até a parte central está embaçada)

        resposta

      • Trueash
        18.03.2021

        Olhou para os exemplos; até onde percebi, tudo está em ordem com nitidez - onde o assunto entra na profundidade de campo. Por exemplo, em 9899, ​​as pontas da tesoura flutuaram claramente, o que é lógico com esse aumento. Se você apertar a abertura, a profundidade de campo aumentará, mas a difração consumirá os detalhes. Você pode tentar empilhar - acho que 5 quadros são suficientes.
        E sim, a luz precisa ser melhor, pois as sombras duras causam uma sensação desagradável, como se as bordas fossem dobradas.

        resposta

      • romance
        18.03.2021

        Empilhando para uma foto que custa 80 rublos? Ou isso é uma prática normal? E ainda, diga-me, macro 40 será mais nítida? Ou há menos profundidade de campo e o empilhamento definitivamente terá que ser aplicado?

        resposta

      • Trueash
        18.03.2021

        >>Apostando por uma foto que custa 80 rublos? A imagem não sabe quanto eles vão pagar por isso. Um objeto se encaixa na profundidade de campo ou não. Você não pode enganar a física.
        DOF ao fotografar a partir de meio metro a 40 mm, F / 8: 4,61 cm. (https://www.photopills.com/calculators/dof)
        Ou coloque objetos de alguma outra maneira.

        resposta

      • romance
        18.03.2021

        Bem, sim, então é melhor colocar no avião e depois girar.

        resposta

      • Búfalo
        18.03.2021

        Calculadoras muito inteligentes. Obrigado.

        resposta

      • romance
        18.03.2021

        Calculadora legal. Mas não entendi muito bem se existe diferença de profundidade de campo entre lentes comuns e lentes macro com a mesma distância focal?

        resposta

      • B.R.P.
        19.03.2021

        As lentes macro tendem a ser mais nítidas. Mas cubra a abertura de qualquer maneira) Aos 40 mm, a gripe é um pouco mais do que aos 50, mas é improvável que seja muito perceptível. Em geral, grosso modo, quanto menor a distância focal e/ou o tamanho da matriz, maior é a gripe. Em algum nikonvan ou compacto condicional, sua tesoura ficará afiada “da cerca ao almoço”. Barato e alegre) Apenas para tiros de 80 rublos.

        resposta

      • romance
        19.03.2021

        Aqui você está rindo, e eu olhei para a Nikon 1 e pensei. Você é um assunto? Sério, me diga, quais poderiam ser suas deficiências para meus propósitos (camisetas, calcinhas, pentes, bolsas de cosméticos)?

        resposta

      • Michael
        19.03.2021

        Quando não cabe na profundidade de campo (mas não cabe na sua) ou aperta a abertura (é possível difração e perda de detalhes) ou empilhamento. O arranjo simétrico de duas fontes de luz idênticas em relação à câmera não está zumbindo - haverá fantasmas do contorno e a sensação de uma imagem sem nitidez.

        resposta

      • romance
        19.03.2021

        Você é o responsável pelo assunto? Qual esquema você recomendaria?

        resposta

      • Michael
        19.03.2021

        Não, estou na paisagem. Você pode apenas ver na foto que duas lâmpadas idênticas foram usadas. O esquema pode ou não ser alterado. É impossível usar fontes do mesmo poder do lado da luz e da sombra. Uma fonte, "desenho", deve revelar a forma e a estrutura do objeto. Se as sombras estiverem muito escuras (o contraste é alto), eles colocam uma segunda fonte para destacar (ou seja, destacar, não iluminar) áreas escuras. Para começar, é melhor tentar lidar com uma fonte e depois adicionar.

        resposta

      • romance
        19.03.2021

        As lentes Tilt-shift são usadas para tais propósitos. Mais precisamente, mesmo lentes de inclinação, o deslocamento geralmente não é necessário. Ele permite que você “gire” a aderência da maneira que você precisa, inclinando a frente da lente em relação ao eixo óptico. Naturalmente, eles são manuais (embora a Canon pareça estar vendo o foco automático).

        Não sei o que existe para a Nikon, não a escolhi, você pode tentar uma lente de formato médio, algo como 35 ou 45 2.8, em que um adaptador que compensa a diferença de comprimentos de trabalho permite que a lente seja inclinado ou deslocado, e um círculo de 6 cm formado pela lente é suficiente para um full frame e ainda mais um crop com todos os deslocamentos e inclinações. Ao apostar, você fica cansado de coletar tudo.

        resposta

      • romance
        19.03.2021

        https://www.takefoto.ru/articles/raznoe/1100_primenenie_tilt-shift_optiki_v_predmetnoy_syemke

        Bem, em geral, leia Dmitry Novak sobre o assunto, ele estava seriamente envolvido nisso, ele até escreveu um livro, talvez ele já o tenha lançado. Sim, a propósito, por causa da grande gripe, foi a Olympus quem aconselhou. Mas para seus propósitos, a vitória no tilt será maior.

        resposta

      • romance
        19.03.2021

        Roman, as inclinações são caras). Eu quero tentar com pouco sangue.

        resposta

    • Arkady Shapoval
      15.03.2021

      Leve sua Nikkor nativa

      resposta

  13. Arkady Shapoval
    18.03.2021

    Acontece que eu tive a chance de usar quase todas as lentes Yongnuo. Adicionado um vídeo do YouTube para todas as lentes Yongnuo (gerações, linhas, etc.) https://youtu.be/AfQ76sAwIac

    resposta

  14. B.R.P.
    19.03.2021

    Como não há botão de resposta, para Roman. Não estou rindo, estou apenas sorrindo) Não deve haver falhas em termos de profundidade de campo, por exemplo. Matriz pequena, daí o ruído, daí a necessidade de uma boa iluminação. Então, por causa do crop de 2,7, cinquenta dólares, por exemplo, vão “transformar” em “135mm” em termos de ângulo de visão. Eu faço macro de vez em quando, no verão passado eu gravei um bom vídeo macro. para smartphone)

    resposta

  15. Матвей
    30.06.2022

    Gostei da lente no review, se eu tivesse uma Nikon, pensaria em comprá-la.

    resposta

    • B.R.P.
      30.06.2022

      Está na Canon também. E através de adaptadores é possível outras montagens.

      resposta

resposta

 

 

em cima
Móvel computador