Truques de fotos para Nikon. Parte 20. Trabalhando com lentes sem IA

Um pequeno truque fotográfico para proprietários de câmeras Nikon avançadas que podem medir exposição com lentes sem CPU.

Truques de fotos para Nikon. Parte 20. Trabalhando com lentes sem IA

Truques de fotos para Nikon. Parte 20. Trabalhando com Sem IA lentes

Lentes de classe manual antigas não-ai (PRÉ IA) não sabem como transmitir o valor da abertura definida para a câmera, mas ao mesmo tempo têm controle automático da abertura da câmera.

Para obter a medição automática exposição em aberturas fechadas, você pode aplicar o seguinte truque simples. Ao fechar o diafragma em um passo, basta inserir uma correção exposição +1 ev Por exemplo, usando Sem IA lente Nikon Nikkor-S Auto 1:1.4 f=50mm Resolvi fotografar em f/2.8. No menu da câmera (exceto para a série Nikon D1), na seção de lentes sem CPU, tenho os valores de 50mm e F / 1.4, ao fotografar em F / 2.8, apenas defina a correção exposição +2 ev A diferença entre F/1.4 e F/2.8 é exatamente 4 vezes (2 stops). Tão congelado exposição a câmera funcionará em f / 1.4, mas fotografa em f / 2.8, levando em consideração a correção exposição, vou tirar uma foto com exposição adequada. Valor de correção exposição é calculado com base nos números F em etapas.

Esta é uma maneira simples e fácil de usar o modo de prioridade de abertura com não-ai lentes ao tirar fotos com aberturas cobertas. Pessoalmente, acho muito conveniente usar esse método com Sem IA lentes em câmeras Nikon mais antigas.

Conclusões:

Old Pré IA As lentes não precisam ser convertidas por AI para operação automática em aberturas fechadas. Você pode usar a compensação de exposição para medição de exposição automática em aberturas cobertas.

Obrigado pela atenção. Arcádia Shapoval.

Adicione um comentário:

 

 

Comentários: 59, sobre o tema: Truques fotográficos para Nikon. Parte 20. Trabalhando com lentes sem IA

  • Anônimo

    Foto muito bonita!!!

    • Arkady Shapoval

      Foto no Zenitar - http://500px.com/photo/37185654

    • Vitaly Romas

      Bom exemplo de foto para uma pergunta que amadureceu há muito tempo :)
      Percebi que (muito subjetivamente) não gosto de fotos com desfoque forte, quando 80% da foto está muito desfocada, a profundidade de campo é muito estreita. Com boa visão, o efeito é desagradável aos olhos, mas isso é subjetivo. E a questão é como lidar com isso? Apenas cobrir o diafragma?

      • Arkady Shapoval

        1. Feche a abertura
        2. Use lentes de distância focal mais curta
        3. Fotografe usando o princípio da distância hiperfocal e escolha o ponto de disparo correto
        4. Você pode usar câmeras com uma pequena matriz

        • Vitaly Romas

          Obrigado pela resposta detalhada!

  • Trote

    Você me faz um pônei triste. ((Assim que quase decidi vender meu D90 e, tendo arranjado um downgrade, peguei 3100 com um par de 50 / 1,8 e 35 / 1,8, você me enganou novamente, me fazendo querer o D300, com essa “exporação por meio de manuais” ((((

    • Arkady Shapoval

      Fotografei na Nikon D90 por um longo tempo sem problemas no modo M, sem dentes de leão e outras guloseimas. É só uma questão de hábito :)

      • Denis

        Eu quero perguntar como um fotógrafo experiente - com disparos constantes no modo M, você ainda precisa “fotografar”, ou com experiência você consegue escolher a exposição certa imediatamente? A figura ainda não é um filme, a exposição precisa ser definida com mais precisão. E o “tiro” mais uma vez baixa a bateria e o obturador é desperdiçado...

        • Arkady Shapoval

          Sim, para uma determinada cena, faço 2-3 avistamentos e, em seguida, você pode disparar uma série de fotos com um valor selecionado. Não é tão difícil pegar “a olho” imediatamente, é melhor jogar pelo seguro e verificar através da tela e do histograma. Geralmente falhas sutis na exposição são tratadas em RAW. Pessoalmente, geralmente parei de sentir pena tanto da bateria (tenho baterias sobressalentes suficientes) quanto do obturador (a câmera deve disparar, não deitar). Uma boa foto é um milhão de vezes mais importante do que o desgaste da bateria e do obturador, que em geral custa um centavo.

          • Denis

            Quanto ao obturador, é bom que seja possível substituí-lo, ou seja, a câmera é mais ou menos moderna ou pelo menos comum. E eu, o dono de um artefato maltratado chamado Nikon D1x, ainda sinto um pouco de pena de matá-lo, embora o dispositivo seja profissional, quem sabe o quanto ele ainda tem que viver :) E ele não puxa mais nada depois dele ...
            A questão não é nada de dinheiro... E eu não me incomodo em fotografar, só se houver uma oportunidade de não tirar fotos desnecessárias, eu uso :) E pendrives pequenos (capacidade ele não vai ver ) bem ensiná-lo a selecionar uma composição e não tirar foto de nada.

          • Denis

            Concordo, pode ficar na prateleira com defeito, se isso :)
            Levei-o para o mar, o tamanho e o peso grandes nunca interferiram em mim, e a bateria caseira provou estar no seu melhor, não decepcionou. Até me acostumei com a tela, se houvesse dúvidas, o histograma resolvia :)
            Mas isso é tudo, claro, já o tópico do artigo não se aplica ...

          • Denis

            Arkady, concordo com 2-3 avistamentos ..., faço isso sozinho e aconselho a todos. Modo M - “tudo é a cabeça”. Mais recentemente, filmei um evento em condições de iluminação muito “tortas”. Fiz alguns avistamentos (em RAW) em um cartão cinza. E as fotos ficaram muitas vezes melhores do que as fotos do evento na mesma sala, tiradas há alguns meses no modo A e configurando o WB para o modo automático.

          • Sergei Khodykin

            Arkady, você falou sobre o Histograma. Talvez eu não tenha pesquisado bem ou não tenha encontrado informações no site sobre como usá-lo corretamente e o que ele mostra. Eu olho para a foto, escura ou clara, é visível e compreensível, o histograma também mostra diferentes diagramas. Por favor, diga-me como usá-lo e para que serve. Obrigado.

      • Trote

        Sim, também fotografei por um longo/curto tempo na D90. É só que às vezes você quer “evitar hemorroidas desnecessárias” (e peso). novamente - Vivat D3100 neste caso. ))

  • Romano D

    Arkady, seria bom escrever no artigo que, para comparação, lentes (como Jupiter 37A) que não possuem uma cauda de transmissão de valor de abertura e a capacidade de controlar a própria abertura da câmera superam as lentes não AI nesse eles são imediatamente fechados (imediatamente na frente do lançamento) a abertura em câmeras mais antigas sempre dará a exposição correta (com o erro do medidor de exposição da câmera).

    • Denis

      Sim, todo esse “salto”, na verdade, cria problemas com a medição de exposição. Se o mesmo Helios-81N fosse fechado sem uma “corda de pular”, seria mais fácil com a medição de exposição...
      Portanto, é mais fácil para os Kenons, eles medem a exposição corretamente com qualquer lente. É estranho porque a confirmação de foco automático não funciona sem dente de leão, por outro lado, depois de comprar um adaptador com dente de leão, você não se incomoda com a ótica manual (porque não há necessidade de programá-lo, apenas dados incorretos em EXIF é o resultado...

      • Arkady Shapoval

        Na verdade, não há problemas particulares. Existe apenas esse problema com lentes não AI. É muito conveniente trabalhar com Helios-81N em câmeras Nikon mais antigas, pois é uma lente AI. Nas câmeras Canon, nem uma única lente antiga permitirá que você trabalhe com o controle automático da íris, o que é um ponto negativo.

        • Denis

          Sim, ainda há problemas ... Não é à toa que você menciona a impossibilidade de trabalhar com ótica manual como um sério menos nas avaliações de câmeras mais jovens :) Dandelion certamente resolve isso, mas ...
          De qualquer forma, você concordará que a Canon é mais versátil em termos de trabalhar com lentes manuais. Eu nunca experimentei um sério inconveniente pelo fato de o "salto" não funcionar. Sempre vejo o que posso fazer e, se não houver luz suficiente ou não houver confirmação de foco, não é difícil abrir levemente a abertura ... Afinal, na maioria dos casos, apertamos a abertura quando tiramos fotos luz brilhante. Mas qualquer lente se levanta, incl. Nikonovsky :)
          E ao me deparar com o sistema Nikon e o mesmo Helios, percebi que ou cola um dente de leão (que no meu caso não dá lucro devido ao próprio estado do Helios, é preciso limpá-lo por dentro, está todo sujo), ou não engane sua cabeça e compre uma lente lascada ... Agora estou fotografando em 18-70 e não sei como é, embora este seja um tópico completamente diferente, claro :)
          E os dentes-de-leão são mais baratos para a Canon - você pode pegar o chinês mais simples e não brincar com o que está costurado nele ...

          • Arkady Shapoval

            Esta é uma pergunta escorregadia sobre sistemas. Com o sistema Nikon, trabalho com todas as lentes Nikon antigas, enquanto a Canon tem lentes FD que são cortadas. A Nikon tem confirmação de foco em todas as câmeras, o que a Canon não tem. Para mim, o foco preciso é mais importante do que a exposição precisa. Se pegarmos as mesmas lentes soviéticas antigas, as lentes H e A para o sistema Nikon não requerem adaptadores, para a Canon você sempre terá que comprar um adaptador. As lentes compatíveis com IA antigas da Nikon têm uma abertura semiautomática, o que adiciona conveniência ao trabalhar com elas; para a Canon, nenhuma lente com controle de abertura funcionará. Essas são sutilezas, porque a vantagem inequívoca da Canon / Nikon em um estudo cuidadoso do problema não é tão óbvia.

          • Denis

            Já mencionei sobre a confirmação de foco, um adaptador com chip custa um pouco mais do que um sem chip, já que todas as ópticas ainda são esculpidas através do adaptador, então não há problema. E o segmento de trabalho ainda é mais universal :)
            Na verdade, apenas as lentes Nikon são adequadas para a Nikon, não importa nativas ou domésticas ... Apenas o fato de o "salto" funcionar, por causa do qual há problemas com a exposição.
            Em nenhum caso eu “dirijo” a Nikon, eu honestamente fotografo a Nikon com a Canon especialmente e não quero mais fotografar, gostei mais da reprodução de cores e dos recursos de pós-processamento do RAW. E toda essa confusão com o manual não me assusta, pelo contrário, me faz mergulhar mais fundo no processo :)

            • Arkady Shapoval

              :)

        • Denis

          Mais sobre Helios-81N. Não sei como deve acasalar com a câmera, mas minha cópia não girou o anel na câmera. Tendo feito um sulco no anel, no qual a saliência do anel da câmera cai, ele começou a se encaixar na câmera, mas a medição precisa ocorre apenas em uma abertura aberta; ao fechar, ocorre alguma superexposição, ou seja, em face da não linearidade.
          Câmera Nikon D1x, ou seja, não há lugar para definir os parâmetros da lente ... Além disso, a medição matricial não funciona. Junto-me à pergunta sobre a linearidade, se o dente-de-leão resolverá esse problema completamente.

          • Arkady Shapoval

            Minhas cópias do Helios-81N eram compatíveis com IA, nada precisava ser afiado. A medição foi e é sempre precisa. É mais uma pergunta sobre a instância selecionada. Em relação ao Dandelion - tenho certeza de que não resolverá.

        • Gene JB

          >> Nas câmeras Canon, nem uma única lente antiga permitirá que você trabalhe com controle automático de íris, o que é um ponto negativo.
          —————————————————–
          Mas a medição de exposição sempre funciona com precisão, independentemente da abertura. Na verdade, a Nikon tem apenas um problema - a distância de trabalho. Todo o resto é apenas vantagens. E se falarmos dos contras... Existem outras câmeras, como Pentax, Sony. E eles têm ainda mais vantagens em relação às lentes. Por exemplo, um toco embutido no corpo.

    • Arkady Shapoval

      Isso está claro e explicado aqui. https://radojuva.com.ua/2011/04/optika-na-nikon/#how-mount

  • Oleg

    E por que isso está acontecendo? Eu acho que uma câmera de lente moderna funciona assim:
    Etapa 1. Preparação para a foto. Você está mirando, o botão do obturador pode ser pressionado até a metade. A abertura está sempre totalmente aberta, independentemente do valor definido. A câmera foca e tira a exposição.
    Etapa 2. Pressionando o obturador. A câmera fecha a abertura para o valor definido, define a velocidade do obturador, ISO, etc. Observo que a exposição foi tirada em uma abertura totalmente aberta e a foto foi tirada na abertura desejada, portanto, a câmera deve calcular como a iluminação mudará quando a abertura for fechada.
    Estou errado em algum lugar?

    Agora para a situação que você descreveu. Por exemplo, vamos pegar sua lente manual Non-Ai F / 2,8 - F / 16 class. Expomos F/16. O que a câmera fará? A câmera definirá F / 2,8 para medição de exposição e 1/16 para fotografar antes do disparo do obturador? Como uma câmera pode definir a abertura sem saber seus valores? Aqueles. se expõe sem saber o quê?

    • Denis

      A câmera não sabe até que ponto fechará a abertura. Com o anel, você define o ângulo em que as lâminas do diafragma irão girar quando a trela for solta com a “corda de pular”. Aqueles. ao fotografar, a câmera puxa a “corda de pular” o máximo possível, mas não sabe o quanto a abertura vai fechar. Portanto, ela não tem escolha a não ser medir a exposição com uma abertura aberta, porque na hora de fotografar é tarde demais para medir qualquer coisa.
      No Helios-81N, fiz um pequeno sulco na área da saliência do anel da câmera para que ele se agarrasse ao anel da lente, como resultado, se você definir a abertura para 2, a exposição é correto, e se você fechar a abertura, devido à não linearidade, você terá que fazer uma compensação de exposição negativa dependendo do fechamento da abertura.

    • Arkady Shapoval

      As lentes Nikon que possuem um dispositivo de íris automático se comunicam com a câmera por meio de uma saliência especial próxima ao suporte. Em lentes não AI, não há essa protuberância de abertura. Ao fotografar com uma lente AI (não é CPU) em F/16, a câmera não reconhecerá que o anel de abertura na lente está definido como F/16. Portanto, a exposição ainda será medida na abertura total, mas devido ao fato de a câmera não saber o quanto a abertura será fechada no momento do disparo, ocorrerá subexposição. Para entender isso, basta fotografar pelo menos uma vez com uma lente não AI.

  • Alex de Kairoy

    Mas eu decidi tentar diferente
    era uma lente não AI
    http://cs313431.vk.me/v313431912/1634/X6quNLC3k1M.jpg
    tornou-se IA
    http://cs313431.vk.me/v313431912/163d/LxZnoPr_aB0.jpg
    na minha opinião, nem deu certo, o diafragma funciona como se fosse realmente nativo))
    Vidro Soligor 2.8/135

    • Arkady Shapoval

      Chama-se conversão AI :)

  • Andrey Kuryanov

    Use o Dandelion de Lushnikov e haverá medição de exposição em todas as lentes e em qualquer carcaça da Nikon.

    • Arkady Shapoval

      O problema de não linearidade com lentes PRE-AI antigas foi resolvido lá? Muito provavelmente não. Meu método dá configurações de exposição finas com lentes Non-AI, pois o cálculo é realizado em etapas, e os valores dos números F no anel de controle de abertura são indicados corretamente :)

  • ZLoy_sok

    Eu gostaria de ver um artigo sobre a conversão correta de IA de lentes antigas no futuro. Correto no sentido com as dimensões exatas para dois recortes no anel de abertura. Caso contrário, a Internet está cheia de artigos com dicas como baixar uma foto com uma lente já AI e cortando-a grosseiramente ...

  • igorsam.

    Câmera d5100 se você definir 50 / 1,8D, a prioridade do obturador no foco funcionará ????
    Em outras palavras, eu apertei o obturador, girando o foco entrou em foco, o obturador foi liberado.

    • Arkady Shapoval

      Isso é chamado de armadilha de foco. Então não vai funcionar.

  • igorsam

    Obrigado pela resposta
    Se não for difícil, dê um link para seus artigos sobre este assunto
    Pelo que entendi, em 50 / 1,8D, emparelhado com o D5100, tudo funciona, exceto o foco automático.

  • Vadim

    Arkady, você ficará surpreso (e eu mesmo estou agradavelmente surpreso).
    Há uma câmera SLR de filme Nikon F90x e uma lente Kaleinar-5N. Tudo funciona como você descreveu acima: focando na abertura aberta e ela fecha automaticamente antes que o obturador seja liberado. MAS o medidor de exposição reage imediatamente quando defino o valor de abertura desejado na lente. Além disso, seu testemunho é EXATO, nem um único quadro estragado. Lente sem dente de leão. COMO UMA CÂMERA PODE FAZER ISSO?

    • Arkady Shapoval

      Não estou surpreso, a análise do Kaleinar-5N diz em preto e branco que o Kaleinar-5N é uma lente compatível com IA.

      • Vadim

        Ah, como ficou constrangedor... Achei que só lentes com chip transmitiam informações sobre a abertura. Obrigado. Eu saberei :)

  • Anônimo

    Ao fotografar em Tair-11A, a carcaça da D610 também adivinhou usar compensação de exposição, uma coisa muito conveniente.

  • Tatiana

    Arkady, ajude-me a decidir entre Nikon D300s, Nikon D300, Nikon D7100

  • KalekseiGGenericName

    Boa tarde. Arkady, aqui em algum tópico eu xinguei a Nikon 5200 sobre o fato de que ele pode medir a exposição com lentes manuais, mas ele não define a velocidade do obturador. Então eu encontrei um uso para isso (um pequeno truque) - por exemplo, o Jupiter-11 contacts-kiev está instalado, em novas condições de iluminação, o seletor de controle é alternado para o modo A e vejo no disco virtual com qual velocidade do obturador é necessária o iso e a abertura atualmente definidos, então mudo para o modo M e voila histograma no sino.

    • Oleg

      Se houver um medidor de exposição, mas a câmera não definir automaticamente a velocidade do obturador, você provavelmente pode apenas alterar manualmente a abertura ou a velocidade do obturador, focando na escala de exposição (altere a velocidade do obturador / abertura até convergir para zero).

  • Igor

    Aqui está um pensamento que me ocorreu. Eu tenho 300s e helios 81m. Se você prescrever para abertura 4 ou até 5.6, ajustando a exposição, será possível recuperar 2.0 e 8! Vou tentar amanhã! …. e já é noite...

  • Peter

    Se você estiver com preguiça de alterar a compensação de exposição todas as vezes, poderá fotografar através da exibição ao vivo. vantagens na focagem confortável e precisa, exposição sempre correta. contras - a bateria descarrega mais rápido, é mais difícil fotografar em dinâmica.

  • Sergei

    Boas pessoas, me fale sobre uma situação específica, porque. Pelo que escrevi até agora, não entendi muito:
    Agora estou tentando fotografar em uma Nikon D40 com uma lente Vega-12B, um “dente de leão” está instalado, a abertura está constantemente fechada.
    Não consigo descobrir como medir corretamente a exposição,
    flash no modo TTL em P dá quadros mais escuros, em A parece mais ou menos.
    no modo A, a velocidade do obturador muda, tanto pela rotação da abertura na própria lente quanto pela configuração do controle deslizante na câmera, e o efeito é resumido.

    Em que modo posso obter a medição de exposição correta com a abertura constantemente fechada na lente? Como neste caso fazer o flash funcionar no modo TTL?

    • Anônimo

      Bem, você precisa filmar em A. P, na verdade, é mais adequado para lentes com abertura saltitante, deve-se definir o par de exposição e nada, existe apenas a possibilidade de velocidade do obturador.

      • Sergei

        Ao fotografar em A, surge a pergunta: qual abertura deve ser definida durante a medição na lente e na câmera e qual abertura deve ser definida durante a filmagem?
        Afinal, eles são somados durante a medição, ou seja, a velocidade do obturador muda tanto com a alteração da abertura na própria lente quanto com a alteração do controle deslizante na câmera. Isso significa que a câmera leva em consideração não apenas a luz que realmente entra pela lente, mas também a luz convencionalmente definida no controle deslizante.

        • Anônimo

          Você tem um dente de leão, você define a abertura ao focar ou imediatamente após, conforme necessário. E a própria câmera definirá a velocidade do obturador conforme necessário.

        • Anônimo

          Na carcaça, o diafragma não precisa ser instalado

          • Sergei

            O fato é que com meu dente-de-leão no modo A, a abertura na carcaça pode ser alterada de 2,8 para cima, e essa alteração afeta a medição da exposição.
            Eu não tinha isso com um dente de leão na Canon, onde a abertura na carcaça estava congelada em um valor.

            • Anônimo

              Na carcaça, você não precisa tocar na abertura, use o anel na lente.

    • Anônimo

      Testei a d40 com flash SB-24 e para minha surpresa trabalho com flash no modo ttl, e todas as fotos do modo câmera, vieram muito bem expostas, pois a câmera usa o medidor de exposição do flash. O SB-24 não funciona no modo ttl na D300, por exemplo.

  • Leonid N

    As antigas lentes manuais da classe Non-Ai (PRE-AI) não podem transmitir o valor de abertura definido para a câmera, mas ao mesmo tempo possuem controle automático de abertura da câmera. Com essas lentes, as câmeras Nikon D200, D300, D300s, D600, D700, D800, D800E, D7000, D7100, D1, D1h, D1x, D2x, D2xs, D2h, D2hs, D3, D3x, D3s, D4 podem funcionar normalmente no modo automático modo apenas com abertura total. Ao fechar a abertura em lentes PRE-AI, o valor do número F não é transmitido para a câmera e a câmera 'pensa' que o disparo ocorrerá em uma abertura totalmente aberta. Ao definir o valor de abertura em uma lente do tipo não AI, a câmera não poderá 'ler' o valor. Isso resulta em uma imagem subexposta.

    https://windowsuser.livejournal.com/823728.html

    Por alguma razão, está escrito lá de forma mais completa e clara.

    • Arkady Shapoval

      Lá (e de fato meu artigo copiou) um truque é descrito como superar isso sem recorrer ao retrabalho

  • Anônimo

    O método mais preciso é usar o modo manual, exposição média, somente após 5.6 você precisa de 2 cliques de subexposição para exposição das unhas toda vez /testada no d300/. Não tenho lente não Ai, usei lente invertida. A única desvantagem é que seu exif mostrará sempre a abertura aberta total.
    Outro método, se você quiser o modo de abertura e tiver apenas uma lente não AI, é colocar todas as aberturas em dados não cpu/novamente a exposição média dá melhores resultados/.

Adicionar um comentário

Copyright © Radojuva.com. Autor do blog - Fotógrafo Arkady Shapoval. 2009-2025

Versão em inglês deste artigo https://radojuva.com/en/2013/06/pre-ai-and-non-ai-nikon-pros/

Versão em espanhol deste artigo https://radojuva.com/es/2013/06/pre-ai-and-non-ai-nikon-pros/