Visão geral da lente Jupiter-37A.

Lenda do século passado, lente popular - Júpiter 37A 3,5 / 135. É chamado de pequena telefoto ou retrato grande, o que é verdade. Júpiter 37-A ocupa topo no meu voto a melhor lente de retrato soviética na faixa de 85-135 mm.

Revisão da lente Júpiter 37A

Revisão da lente Júpiter 37A

Júpiter-37A tem haste substituível, que está marcado na lente com a letra "A". A haste intercambiável permite que você troque a parte "traseira" da lente, com a qual ela é conectada ao suporte da câmera. Em relação à haste intercambiável, precisamos erguer um monumento aos fabricantes nacionais por esse movimento engenhoso. Com a ajuda de uma haste intercambiável, você pode conectar essa lente a câmeras com uma rosca M42 ou uma montagem “H”.

Alterando o tamanho da lente Jupiter-37A 3.5 135 ao focar do infinito para o MDF

Alterando o tamanho da lente Jupiter-37A 3.5 135 ao focar do infinito para o MDF

Como usar com câmeras modernas?

Lentes 'A' com haste intercambiável, como a lente desta análise, são muito fáceis de usar em quase todas as câmeras digitais modernas (tanto DSLR quanto mirrorless), você só precisa escolher adaptador correto. A haste 'A' de substituição geralmente possui uma rosca M42 externa e uma montagem 'H' (semelhante à Nikon F). Para uso em câmeras modernas, a maneira mais fácil é adicionar o adaptador necessário do M42 ao sistema desejado ou da Nikon F ao sistema desejado a esta haste.

Júpiter-37A em ZK

Júpiter-37A em ZK

Em tempos de uso em massa, Versão MS custam o dobro do normal, o que realmente afeta a qualidade do trabalho. Mas, no entanto, a lente não MS é ótima com o parassol da lente instalado. O parassol da lente pode ser colocado para trás, o parassol possui ranhuras especiais que permitem aparafusá-lo no estado inverso na rosca do filtro. Conheço apenas uma lente soviética que permite colocar um capuz para frente e para trás - e esta é a Jupiter-37A.

Lente de iluminação Jupiter-37A 3.5 135

Lente de iluminação Jupiter-37A 3.5 135

Muito provavelmente, Júpiter 37A tornou-se uma cópia Carl Zeiss Jena DDR MC Sonar 3,5/135 (Sonnara/Zonnara). Ambas as lentes são muito boas, mas especialistas em foco estreito dizem que o Sonnar ainda é melhor montado e oferece uma imagem um pouco mais nítida.

Iluminação da lente traseira da lente Jupiter-37A 3.5 135 e a visão das lâminas de abertura

Iluminação da lente traseira da lente Jupiter-37A 3.5 135 e a visão das lâminas de abertura

Aspectos positivos e sua breve descrição:
1. Barato. Obviamente, em nosso tempo, pode ser obtido a um preço bastante baixo. Isto é devido à sua produção em massa. Isso permite que fotógrafos iniciantes obtenham uma excelente imagem a um baixo custo.

Haste intercambiável e lente Jupiter-37A

Haste intercambiável e lente Jupiter-37A

2. Iluminação normal. Mas mesmo essa iluminação permite que você evite brilho desnecessário, Zaitsev. Remove o medo da luz traseira e lateral. Mas ainda assim, Júpiter-37A tem um pouco de medo de flare e dá um véu de luz na imagem formada.

Capuz em Júpiter-37A vestido de trás para frente e na posição usual

Capuz em Júpiter-37A vestido de trás para frente e na posição usual

3. A lente veio com um estojo maravilhoso com o emblema da Olimpíada dos anos 80. A cobertura da lente e a lente se encaixam confortavelmente no estojo. Você pode ver como são os estojos das lentes aqui и aqui.

A diferença nas versões de iluminação MS e não MS da lente Jupiter-37A 3.5 135

A diferença de iluminação MS e versões não MC da lente Jupiter-37A 3.5 135

4. Blenda em entrega. O capô é de metal, bastante comprido. Fica muito bem na lente. Mas aqui está um ponto negativo do capô, que é de metal, adiciona peso extra e, ao aparafusar metal em metal, o capô trava e é preciso muito esforço para desparafusá-lo de volta. Então não recomendo apertar muito.

5. Com haste intercambiável. Escrevi sobre isso no início do artigo. Permite utilizar um sistema fotográfico com diferentes comprimentos de trabalho.

6. Até 12 lâminas de abertura. Portanto, ela pode atuar como uma excelente lente de retrato com círculos suaves de desfoque de fundo (possui um bom bokeh).

7. Não é um curso fixo do anel de abertura. Deixe-me explicar - o anel não possui valores de abertura fixos como 4.5, 5.6, 8, mas possui um anel de deslocamento contínuo. Isso é muito útil ao gravar vídeo, quando você pode abrir e fechar suavemente a abertura (em vez de sacudir em valores fixos)

8. Curso de grande abertura F3.5-F22. Lente bastante flexível. Jupiter-37A tem uma função de abertura predefinida. Para usar esta função, você precisa empurrar o anel de abertura em direção à câmera e soltá-lo no valor de abertura desejado. Depois disso, a abertura fechará apenas no valor especificado. Isso é bastante conveniente ao trabalhar com óptica manual - concentre-se em uma abertura totalmente aberta, aproxime-se rapidamente do valor desejado e dispare.

9. Caixa metálica. Como se costuma dizer - dê ao povo pão e circo, então aqui - dê vidro e metal.

10. Funciona em menos 15 a mais 45°C, é bom ler sobre isso nas instruções antes de fazer uma caminhada fotográfica de inverno.

Características e suas breves descrições:

  • Peso. ... 400 gramas, faz você sentir todo o "poder" da telefoto. Mas ainda pesado.
  • Uma localização bastante inconveniente e o curso do próprio anel de abertura.
  • Foco próximo de 1.2 metros, você pode esquecer o macro. O anel de foco gira 270 graus.
  • A rosca do filtro é de 52 mm, que é um diâmetro bastante popular.
  • A lente tem 4 lentes em 3 grupos

Totalmente aberto em F3.5, você obtém retratos ligeiramente suaves e excelentes, mas se você fechá-lo, a nitidez é suficiente com a cabeça para quase todas as tarefas. O que faz minha cópia sem MS, 1980.

Da experiência pessoal de uso:

Eu fotografo com a Jupiter-37A, mesmo quando há muito pouco tempo para ajustar a nitidez. A foto fica ótima. Eu realmente gosto do seu contraste, embora às vezes pareça monótono, no editor pode ser simplesmente incrível. Com abertura de 3.5, você pode tirar retratos sem medo da ensaboação do vidro. As impressões são bastante positivas. Aqui está outro comparação interessante de Júpiter-37A e Kaleinar-5N. Júpiter ficou um pouco melhor.

Mas se você precisar fotografar cenas em movimento, mesmo que seja um pouco menor, então eu preferiria qualquer lente telefoto com foco automático, mesmo que seja um zoom e mesmo que seja muito escuro (não tem luminosidade) e mesmo que de um fabricante conhecido, por exemplo, semelhante a um muito barato Quantaray 70-300mm 1:4-5.6 D LDO MACRO.

Exemplo de fotos cortadas (APS-C, Nikon DX)

Todas as fotos da galeria abaixo foram tiradas em APS-C Nikon DX, crop 1.5x. Sem processamento. Tamanho reduzido para 2MP, dados impressos de EXIF.

Amostra de fotos cortadas (Canon APS-C)

Todas as fotos na galeria abaixo foram tiradas com APS-C Canon 350D, corte 1.6x. Sem processamento. Tamanho reduzido para 2MP, dados impressos de EXIF.

Fotos de amostra de quadro completo (FF, Nikon FX)

Todas as fotos da galeria abaixo foram tiradas com APS Nikon D700 fx. Sem processamento, no modo JPEG L, VI, tamanho reduzido para 3MP, dados impressos de EXIF.

Todas as fotos na galeria abaixo também são tiradas com APS. Nikon D700 fx. Sem processamento, no modo JPEG L, VI, tamanho reduzido para 3 MP, dados impressos de EXIF.

ATUALIZAÇÃO

Um fotógrafo compartilhou exemplos de fotografias em Júpiter 37A 3,5 / 135 com leitores de Radozhiva Lilia Nemykina:

ATUALIZAÇÃO 2

Exemplos de fotos em Júpiter 37A 3,5 / 135 (este aqui) e câmera Pentax K10D fotógrafo compartilhado com os leitores de Radozhiva Yuri Leo.

ATUALIZAÇÃO 3

Mais fotos de amostra em Canon 600D e Júpiter 37A 3,5/135 para Radozhiva gentilmente cedido Alexander Frolov.

Existem várias modificações do JUPITER-37, produzidas em momentos diferentes:

  1. MS Júpiter-37AM 3,5/135, 1990-2002 (o prefixo 'MC' é colocado antes do nome da lente)
  2. Jupiter-37A 3,5 / 135 MC, 1983-1986 (o prefixo 'MC' é colocado após o nome da lente)
  3. MS Jupiter-37A 3,5 / 135, 1986-1989 (o prefixo 'MC' é colocado antes do nome da lente)
  4. Júpiter-37A MS-N-30 3.5/135, 1983-1984, muito raro
  5. Júpiter-37A 3,5/135, a partir de 1978/XNUMX/XNUMX
  6. Юпитер-37AМ 3,5/135, 1990-2002
  7. MS Yu-37A 3,5/135, de cerca de 1978
  8. Yu-37AM 3,5/135 MS

Каталог moderno lentes de marca 'Zenitar' и 'Hélio' lata veja este link.


Comentários neste post não requerem registro. Qualquer um pode deixar um comentário. Muitos equipamentos fotográficos diferentes podem ser encontrados em AliExpress.


Jogar aviator online grátis: hack aviator funciona

Júpiter 37A 3,5/135 - uma boa lente. A lente tem um agradável desfoque do fundo e excelente nitidez a partir da abertura mais ampla. Júpiter-37A é uma das melhores lentes de retrato soviéticas, é fácil de instalar em câmeras digitais SLR modernas usando o sistema de haste intercambiável.

Material preparado Arkady Shapoval. Treinamento/Consultas | Youtube | Facebook | Instagram | Twitter | Telegram

Adicione um comentário:

 

 

Comentários: 1, sobre o tema: Revisão da lente Jupiter 301A. Lente Júpiter 37 A.

  • Nicholas

    Há relativamente pouco tempo, comprei esta lente no Avito sem MS, mas com uma marca de qualidade na armação. Estou muito satisfeito com isso, há muito sonho em ter uma teleobjetiva com uma teleobjetiva média. A lente dá uma imagem suave. Eu uso em uma câmera do sistema FUJIFILM, instalo através de um adaptador. Recentemente descobri como fotografar macro, existe um bico acromático soviético AN-2 (+2 dioptrias), a distância de disparo é de 30 a 40 centímetros. Quero comprar uma lente de fixação de +1 dioptria, então será possível tirar fotos a uma distância de 60 centímetros.

    • B.R.P.

      Aparentemente, dá uma imagem suave apenas em Fujik). Ou você está desalinhado. Lentes acopladas para macro em si são uma ideia muito mais ou menos, e também com uma lente soft...

      • Nicholas

        Ele apenas fornece uma imagem semelhante em suavidade ao Helios, até um pouco melhor. Isso é comparado às lentes das câmeras digitais modernas.

        • B.R.P.

          Você naturalmente não entende. Júpiter - a lente é obviamente antiga em comparação com os "nano-monstros" modernos, mas esta é uma das lentes antigas mais nítidas, mesmo em uma imagem aberta e suave, ela só pode ceder se algo estiver errado com as configurações da lente ou da câmera digital .

          • Egor

            Eu concordo completamente! Todos os Júpiteres são televisores de Yu-11 a Yu-36, muito contrastantes e nítidos. Se eles são macios, então uma instância específica é um casamento, ou é danificado por um reparo não qualificado, uma queda, etc., etc. Por exemplo, minha versão Yu-21 A, em termos de nitidez, até o japonês moderno pode facilmente faça isso, ou pelo menos não ceda!

        • ZhuK

          Na verdade, muitas lentes soviéticas de abertura aberta são consideradas lentes gelatinosas. Aparentemente, a tecnologia não permitia que eles fossem muito afiados ao ar livre. Ou talvez não seja possível.
          E as lentes modernas fornecem uma imagem suave ao ar livre. Olhe para Canon 50 1,2. Zeiss macroplanar 50 2,0, sigma 50 1,4 (não arte) e você verá um padrão suave.

          • B.R.P.

            Não estou falando do soviético em geral, mas especificamente do Yu-37. E não é rápido, e mais ainda, não é super rápido, então seus exemplos são inúteis.

      • Vitali

        Saudações 👋. Diga-me, essa lente da nikon focará no infinito?

        • Humano

          sim

          • Vitali

            Obrigado 👍

        • B.R.P.

          Se com uma cauda sob a Nikon, sim.

          • Vitali

            Obrigado, eu estava pensando em comprar uma haste de dente-de-leão para este!

          • Vitali

            E outro momento. Quão significativa é a diferença entre ms37a e apenas 37a?

            • B.R.P.

              Na verdade, nenhum.

              • Vitali

                Obrigado!

            • Dmitry

              No MS, o contraste é um pouco melhor e a resistência ao brilho é um pouco melhor. Mesmo assim, o MS não atinge os óculos modernos nesses parâmetros, nem mesmo os zooms de baleia. Faz sentido levar MS se eles pedirem não mais que 25% mais caro que a versão não MS: não justifica o preço mais alto.

              • B.R.P.

                + + +

              • Vitali

                Obrigado! Qual é um preço realista para isso?

            • B.R.P.

              Eu respondo à pergunta de Vitaliy pelo preço (não há botão de resposta). Eu não daria mais do que $ 20-25. Não sei quais são os preços agora, comprei eu mesmo em 2016. por $ 16 das mãos junto com k-n \ an. Externamente, a lente estava muito gasta, mas funciona perfeitamente até hoje.

              • Vitali

                Obrigado 🤝

    • Olga

      Especifique qual adaptador você usou para Fujifilm?

  • ZhuK

    Claro, obrigado ao autor por um site tão maravilhoso e pelo trabalho realizado. Este é provavelmente o melhor site nesta área.
    Eu li os comentários. )) Camaradas, por que vocês estão comprando Nikons para vocês? Não cabe a mim soltar um holivar aqui. Mas quando escolhi uma câmera (minha primeira), levei em consideração que meu hobby e o orçamento limitado de um amador poderiam atrair as velhas lentes soviéticas. E não apenas os soviéticos, mas todos com assento M42. Mas aqui parece que na Ucrânia todos são forçados a comprar Nikons. )) E raramente alguém consegue evitá-lo. Bem, mais o menu das Nikons mais jovens ainda é o quê. Os anciãos não seguravam muito, então não direi nada.
    E a lente é incrível. Long queria isso. Mas, embora houvesse câmeras cortadas, não via sentido em comprá-las. E acho que eu estava certo. Meu conselho para você: procure FF. Que seja barato, de segunda mão, amador até a medula, mas FF. Acredite, suas lentes, todas feitas para full frame, vão brilhar com novas cores. E mesmo o sombreamento cortado parecerá muito apropriado para você em muitos casos.
    Arkady, obrigado novamente por um site maravilhoso.

    • Andriy

      Temos medo de um pensamento dumka na Rússia. E que tipo de câmeras você pode comprar na Rússia?
      Não há dúvida de que apenas as câmeras mais legais do médio formato, mas também a necessidade de ler o mesmo do saco do meio-fio.

      • ZhuK

        Andriyko, sou de Donbass. ))
        Espero que seu peido patriótico tenha feito esta notícia
        Uma pessoa sem senso de humor é um ucraniano. ))

        • Andriy

          como um novo país? Diga algo em Donbass.

          • arco-íris_gravidade

            arredores)

    • arco-íris_gravidade

      Uma colheita é apenas uma colheita. Do FF não haverá TINTAS, a matéria mais elevada, haverá apenas a conveniência de construir uma composição.

      • silfídeos

        Esta expressão brilhará com novas cores. Uma expressão estável que significa que você pode ver algo que não estava lá antes. E renderização de cores não é pintura. Isso é renderização de cores.

  • ZhuK

    Foto em Júpiter 37A

  • Ivan

    Eu tenho uma lente sem tampa frontal, apenas traseira. Que capa pode ser adaptada a ela, alguém pode se deparar?

    • B.R.P.

      Qualquer 52 mm. Talvez de uma baleia.

      • Ivan

        Obrigado pelo conselho. Procurará.

    • silfídeos

      Improvável. Eu não vi tal. Mas você pode comprar um para-sol de lente de 52 mm e colocar uma tampa nele. Parece que haverá 58mm. A lente ficará um pouco mais longa, mas protegida.

  • Vladimir

    Li tudo isso há 4 anos, fui procurar 3500. Não gostei. Depois de tais retratos no artigo, você involuntariamente vai querer comprá-lo e repeti-lo, o retrato pode estar em foco manual, é uma fotografia descontraída e calma. Tenho duas opções - para a alma na coleção Júpiter 37a para 2000-2500 no máximo, para uma imagem mais legal do moderno manual samyang 85-1.4 para 9 mil para Nikon, este é o mais acessível agora da abertura com 1.4 com certeza. Verificado por semanas de pesquisa. Acabei de vender o Helios 58/2 como novo, não consegui vencer a conversão para Nikon, todo mundo temia que batesse no infinito com um espelho, quase nunca era usado. Júpiter parece ser facilmente refeito e não perigoso para a câmera. Precisamos de 2 chances para dar a ele tudo igual, deixe-o estar

    • B.R.P.

      Por que refazer? kp\a-n buy - e truncado.

  • Arkady

    Olá. Ajude a entender por favor. Comprei o Júpiter 37a, coloquei a Canon 7D na minha carcaça, por meio de um adaptador com chip. A abertura não muda em nenhum modo e fica em 1.4. O que pode estar errado?

    • Vencedor

      A questão pode ser que a abertura mude na lente com anel, porque se trata de uma lente de filme.

      • Arkady

        Por que então esse chip é necessário se não tem utilidade? (Pelo que entendi, não é programável, a julgar pelos pontos no chip “fora de ordem”)

        • Aleksey68

          por que comprar não programável?
          mas em geral, para fotografar com ótica manual no canon, você precisa instalar o ML e aproveitar o processo))

          • Arkady

            O que era, era assim, não tinha nada para escolher) Só não consigo entender porque era necessário ali então, se era possível sem ele.

          • Arkady

            O que era, era, não tinha nada para escolher :) Só não consigo entender porque era necessário então, se era possível sem ele.

            • Aleksey68

              no entanto, precisa programável. caso contrário, não será possível fazer uma correção de confirmação de foco. e é melhor fazer o valor da abertura no chip 1.1, neste caso o foco será confirmado com mais precisão.

              Se o chip não for programável, não faz sentido. embora no sete você possa fazer uma correção na própria câmera.

              • silfídeos

                E que abertura lateral afeta a precisão do foco? Para o trabalho de sensores em forma de cruz de maior precisão no CZK, você precisa de uma lente não mais escura que 2,8, só isso. Portanto, é claro, é melhor não adicionar 3,5 ao chip. Evitar. é um pouco...
                De onde vêm tais lendas? ))

              • Arkady

                Tirei uma foto, parece normal. É verdade que você deve focar puramente "a olho", nada acende e nenhum sinal sonoro.

        • Vencedor

          O chip da chuteira é necessário para confirmar o foco, sem ele você terá que mirar pelo liveview com ampliação.

          O que será escrito em exif e na tela não tem importância prática.

          • silfídeos

            Tem. No modo de prioridade de abertura, a exposição dependerá do valor de abertura martelado no chip.

          • Arkady

            Aqui você tem que tirar fotos com visualização ao vivo, também pode tirar fotos pelo visor, mas fica com mais precisão.

            • Aleksey68

              se você atirar em LV, então você deve instalar lanterna mágica, como configurar eu escrevi mais de uma vez neste site e Dima Evtifeev e em muitos outros lugares.

              • Arkady

                vou tentar instalar obrigado

              • silfídeos

                O mesmo Dima Evtifeev (ele é definitivamente Dima para você?), Ao fotografar em zeiss na exibição ao vivo, ele usa um dispositivo especial conectado à tela. O que na minha opinião é a solução mais correta do que algum firmware alternativo para alternativamente dotado. Também Dima )) usa oculares Tenpa especiais. O que também tem um efeito muito positivo na hora de focar. Também é uma boa ideia mudar a tela de focagem se a câmera permitir.

        • Ilya

          Na câmera, selecione o modo “A”, ligue o automático com os parâmetros necessários nas configurações, defina o tamanho da abertura com o anel da lente e depois é só focar e apertar o botão do obturador. A câmera escolherá a velocidade do obturador

    • silfídeos

      O chip não é programável? Se você atirar no modo M, tudo bem. Se houver uma exposição incorreta, você a corrigirá. E estou fotografando em M, definindo o ISO em automático e definindo a velocidade do obturador. Com o seu EGF, não será supérfluo não diminuir a velocidade do obturador para menos de 1 \ 250.

      • Arkady

        O chip não é programável, pelo que entendi (ou programável uma vez), comprei de minhas mãos. Os pontos nos chips são aleatórios + a abertura não muda em nenhum modo.

        • silfídeos

          Explique o que são pontos. E o que é “a abertura não muda”. Já tentou colocar o chip em modo de programação?
          Vou explicar um pouco. Quando usei a Canon 600d, o valor de abertura inserido no chip afetou a exposição no modo de prioridade de abertura. Talvez as câmeras mais modernas simplesmente meçam de acordo com a abertura real e não se importem com o que está no chip. Portanto, não entendi o que é “a abertura não muda em nenhum modo”. Onde deve mudar?

          • Arkady

            Para inserir o chip no modo de edição, você deve pressionar o botão do obturador na abertura 64. Bom, não muda (em nenhum dos modos, nem no “M”, nem no “Av”, em nenhum outro) . De acordo com o chip: há pontos quase indistinguíveis nas placas de metal do chip - nos programáveis ​​eles estão localizados em uma linha, nos não programáveis ​​\uXNUMXb\uXNUMXbsão discordantes.
            Eles estão aí (chips) há quase uma dezena de gerações, pelo que entendi. Alguns são programados, outros não. Vou tirar uma foto do adaptador e anexar uma foto.

            • Aleksey68

              não são pontos, mas vias na placa de circuito impresso (vias), se não for possível definir um valor de abertura diferente de 1.4, então o chip é de primeira geração, sem possibilidade de programação.

            • silfídeos

              Certifique-se de que sua câmera esteja configurada para 1/3 EV. É importante! - Esta condição é cumprida?
              Visualmente, não difere do meu programado.
              “1) Valor mínimo de abertura
              É melhor não mexer no parâmetro, pois diferentes
              valor de abertura. A funcionalidade não é afetada. ”
              Então foda-se a luz. Se a exposição funcionar normalmente, então está bom. Não, altere para o que você deseja.

            • Silphudae

              Camarada, você tem um adaptador picxo para uma hora?
              Encomendei um similar barato da ketai. Dá erro ao fotografar e não entra no modo de programação.
              Mas o adaptador em si é bem feito.

              • Arkady

                Não, não dá erros ao fotografar. Mas não programado. E sim, é bem feito, não joga, não sai. comprado em mãos

        • silfídeos

          E ainda mais. Eu não entendo o que está programado uma vez. É inútil. Porque em três câmeras que eu tenho o mesmo chip teve que ser reajustado para a precisão do foco.

  • Aleksey68

    comentarista acima. Sou um dos desenvolvedores de ML e sei muito bem como a câmera funciona. além disso, tenho uma autorização kenon \ nikon e acesso a documentação e software internos.

    sobre o valor da abertura e a precisão da confirmação do foco. nem tudo é tão simples aqui, e as informações sobre isso não são de domínio público, então poucas pessoas sabem como tudo funciona.

    em resumo.

    1. Os sensores AF diagonais são ativados quando há um bit chamado F28 no bloco de dados transmitido pela lente. se for “1”, o MCU usará os sensores diagonais ao focar. se for igual a “0”, então eles nunca serão incluídos. Infelizmente, todos os chips, de qualquer fabricante, transmitem este bit igual a “0” e, portanto, não importa qual abertura esteja escrita no chip, os sensores diagonais são desabilitados ao fotografar com tal chip.

    2. ao focar ou ao confirmar o foco, o MCU calcula a área de foco fino (não é um ponto único), que depende da profundidade de campo, que é calculada pelo MCU com base no valor de abertura transmitido pela lente ou escrito no chip. quanto mais “aberta” for a abertura, mais estreita será a área de confirmação do foco. você mesmo pode verificar.

  • silfídeos

    Ao comentarista que cria uma alternativa para as alternativas.
    Explique essas linhas de suas postagens, por favor.
    “Sim, e o valor da abertura no chip é melhor entrar em 1.1, neste caso, o foco será confirmado com mais precisão.”
    “Infelizmente, todos os chips, de qualquer fabricante, transmitem este bit igual a “0” e, portanto, não importa qual abertura esteja escrita no chip, os sensores diagonais são desabilitados ao fotografar com tal chip.”
    A dissonância cognitiva não surge ao ler suas próprias falas?
    Não foi à toa que liguei para o seu firmware para os talentosos alternativos. Porque provavelmente é melhor do que uma tela, uma ocular e um bocal em uma tela LCD.

    • Aleksey68

      não há dissonância aqui. Eu escrevi muito claramente.
      os próprios sensores diagonais serão desativados ao trabalhar com o chip. mas a profundidade de campo (com base na qual a área de foco será determinada) será calculada a partir do valor da abertura registrada no chip. sim, apenas sensores cruzados regulares (F5.6) funcionarão, mas isso não altera a lógica do MCU.

      • silfídeos

        Talvez seja. E se houver algum lugar para ler sobre isso, será ótimo.
        Mas como isso se aplica ao dente-de-leão? Onde para cada câmera você precisa ajustar a precisão do foco. Configurei meu chip para três câmeras. E a profundidade de campo nunca foi claramente centralizada. Há um deslocamento ligeiramente à frente do objeto ou ligeiramente atrás. Eu prefiro um pouco para trás. Parece ser um cenário muito difícil. E nenhum tsifiri prescrito ajudará nisso.
        E como a câmera calculará a profundidade de campo ao focar de um dente-de-leão se a câmera não receber informações sobre a distância focal? )) Temos um manual, meu amigo. Manual antigo. E a profundidade de campo simplesmente não é possível calcular.
        Tem certeza de que entende algo sobre o que está falando aqui?
        Mas foi interessante.
        Não estou dizendo que todas as lentes são ajustadas para focar na abertura 5,6.

        • Aleksey68

          Hmm...
          veja bem, monstros, sendo um engenheiro de desenvolvimento de equipamentos eletrônicos, tive que, entre outras coisas, refazer as câmeras e reescrever seus softwares para tarefas especiais, portanto, como observei acima, conheço muito bem sua estrutura interna.
          tendo serviço e documentação interna, inacessíveis a qualquer pessoa sem autorização, e software de serviço, às vezes escrevo e explico alguns pontos técnicos.
          Você não pode ler sobre isso em lugar nenhum, apenas, no passado, Chuck Westfall disse algo, mas mesmo assim ele foi limitado pelas regras da empresa. Eu, especialmente, sob os termos do NDA, não tenho permissão para expressar algo.

          Bem, agora um pouco de respostas, o que pode ser expresso

          ao focar, a profundidade da zona de campo é calculada não a partir da distância do foco, mas a partir do valor da abertura máxima registrada no firmware do microcontrolador da lente ou no chip dente de leão. isso se refere à profundidade de campo em uma abertura totalmente aberta e à distância mínima de foco, ou seja, a menor profundidade de campo alcançável em princípio.

          o ajuste da lente é um problema volumoso, e aqui simplesmente não posso contar tudo fisicamente, novamente dentro dos limites de não violação do NDA.

          resumindo, o ajuste de AF das lentes é sempre feito em uma abertura aberta e em uma câmera de referência. além disso, o ajuste é feito separadamente para dois grupos diferentes de sensores AF na câmera - para seção transversal (separadamente para vertical e horizontal) e para diagonal (também separadamente para diagonal ascendente e diagonal descendente).

          Ao fotografar, as lentes transmitem duas correções de foco para a câmera - para sensores cruzados e para sensores diagonais. se a lente tiver abertura inferior a 2.8, haverá apenas uma correção, para sensores cruzados.

          tudo isso se aplica à ótica fixa.

          no caso de lentes varifocais, tais correções são transmitidas para vários valores DF.

          • Silphudae

            Então foi necessário dizer que está envolvido nos cálculos do MDF.
            O resto da água é conhecido por mim há muito tempo.
            Uma questão. Se o ajuste é feito em uma câmera de referência, por que tanto a lente quanto a carcaça são enviadas ao serviço? Algo me diz que as câmeras não são absolutamente idênticas em termos de mecânica e é melhor fazer ajustes na câmera nativa do que apenas na lente de acordo com algum tipo de padrão.

            • Aleksey68

              os pontos.

              de acordo com a tecnologia oficial do fabricante, a câmera e as lentes são ajustadas separadamente. câmera - por lente de referência, lente - por câmera de referência.

              após o qual a precisão do foco é garantida para qualquer combinação de câmera e lente.

              Eu configurei tudo dessa maneira e agora posso colocar uma lente arbitrária (das que tenho) em qualquer câmera (minha própria ou configurada por outra pessoa).

              se alguém em algum lugar fizer o contrário, ou não sabe como fazer direito ou não possui todo o conjunto de software e equipamentos.

              Eu tenho tudo isso e, portanto, escrevo como está correto.

              • silfídeos

                Qual é a lente de referência? Quantos deles devem estar no serviço? Existem muitas lentes no mundo. Existe toda uma despensa de padrões no serviço?
                Se você acredita em Evtifeev, que obteve informações da Zeiss, todas as lentes são ajustadas na abertura 5,6. Mesmo os brilhantes. E em que são ajustados os de referência? E se eu não precisar de 5,6, mas de 1,2?
                Ajustar a lente à carcaça é simplesmente razoável e barato. E provavelmente eles fazem isso na maioria dos casos, de acordo com o feedback das pessoas nos fóruns.

        • Aleksey68

          adicionar respostas ponto a ponto

          “Onde para cada câmera você precisa ajustar a precisão do foco. Configurei meu chip para três câmeras.”

          isso significa que o AF das câmeras foi definido incorretamente. todas as minhas câmeras, cujo AF eu ajustei pessoalmente no suporte, exigem o mesmo ajuste de foco em um dente-de-leão

          “E o DOF nunca foi claramente centralizado. Há um deslocamento ligeiramente à frente do objeto ou ligeiramente atrás. Eu prefiro um pouco para trás. Aparentemente, o cenário é muito difícil lá.

          existem dois pontos.

          1. Não se esqueça do efeito das aberrações esféricas na operação do sistema de focagem. muitas lentes manuais têm CA muito grande aberto e, portanto, a imagem do assunto nas réguas CCD da unidade AF parece muito confusa, é simplesmente impossível determinar exatamente onde está o foco.
          2. A etapa de ajuste do foco no dente-de-leão é muito grosseira, devido à necessidade de ter uma faixa completa de correção usando apenas 32 valores de correção. por que os desenvolvedores fizeram isso é desconhecido, ninguém se preocupou em fazer isso direito.

          • Silphudae

            Bem, minhas lentes Canon 85 e Sigma 50 discordarão de você sobre o foco automático configurado incorretamente. Eles atiram em dez em 7d e 6d. E o tampão 17-50 2.8 também funcionou bem por 7 dias.
            A correção em dente-de-leão foi insignificante, mas foi
            Eu mesmo escrevi sobre a aspereza do ajuste.
            Outra dúvida, como a câmera calcula o MDF pelo manual? )))
            Eu tenho algo como uma distância focal de vários metros enfiada no chip. E nada, o sensor funciona bem.

          • Silphudae

            Resumindo o que foi dito.
            Leia o que um homem bem feito e inteligente. Elogie, apenas no caso, se não for elogiado na infância.
            Há informações interessantes.
            Talvez a câmera realmente mire com mais precisão para uma abertura maior, levando em consideração o MDF. Possivelmente. Mas todos esses dados estão aparentemente empacotados em lentes normais. Isso não tem nada a ver com o chip chinês e o de Lushnikov. Esses chips não transmitem nada, exceto a taxa de abertura. E não há dados e nenhum trabalho de algoritmo. Sim, e a abertura aparentemente não é tão necessária para as câmeras modernas como era antes.
            Esta é a minha opinião.
            Existem milhões usando firmware alternativo? Compartilhe suas impressões.

            • Aleksey68

              e novamente você me entendeu mal.
              Direi de outra forma, sem as palavras flu e mdf, pois as escrevi apenas para maior clareza e brevidade.

              O MCU calcula o tamanho da área de foco com base no valor da abertura máxima lida pela câmera na lente ou no chip. ao mesmo tempo, o valor do RF não afeta de forma alguma este cálculo.

              Você não pode ler sobre isso em lugar nenhum, porque as informações sobre o trabalho do AF estão fechadas, o acesso é apenas sob NDA.

              • silfídeos

                Aparentemente, não é aberto a todos. Você foi exposto a um grande segredo.
                Você escreveu que o AF será mais preciso considerando a taxa de abertura e, portanto, a precisão deve ser baseada na gripe. Caso contrário, sua precisão é um cavalo esférico no vácuo. Porque não há um ponto a partir do qual você precise começar a contar e começar a mirar assim ou mais precisamente. Fisheye 15 2,8 terá uma gripe em MDF de 300 milímetros e 50 1,2 é de apenas 3 mm. Então, por que estamos dançando? E como determinar onde você precisa ser mais preciso e onde entraremos em 300 mm de qualquer maneira? )))
                E usando o exemplo do meu chip, já mostrei que as informações ali recheadas não atrapalham em nada o trabalho do foco. Conseqüentemente, seu conselho de martelar a taxa de abertura 1,1 no chip é uma letra frágil para a câmera. Pelo menos do chip. Ele não vai levar nada em conta.

    • Aleksey68

      O ML é usado por milhares de fotógrafos/cinegrafistas em todo o mundo.
      em todas as minhas câmeras (exceto nas unidades, é claro) o ML está instalado.
      Também instalei para todos os meus amigos e mostrei como configurá-lo e usá-lo.
      Via de regra, o ML é criticado por quem não conseguiu ou não quis entender.
      e fotografar com ótica manual com suporte ML torna-se tão conveniente quanto com o UPC.

      • silfídeos

        Eu aprendi sobre a alternativa pela primeira vez em 2011 ou 2012. Quando comprei 600d. Eu olhei e percebi que o firmware não vai dar nada para esta câmera. Esta é uma DSLR econômica e isso diz tudo. Agora tenho 6 dias. Apaguei dois 00s na 600D e comprei uma nova câmera. Há um mês, subi para ver o que é esse firmware e percebi que, novamente, não me daria nada.
        Mas talvez eu não tenha estudado a questão completamente o suficiente. Em poucas palavras, o que esse firmware pode oferecer?
        PS. O Linux também é usado por milhares de pessoas e, às vezes, milhões. E eles ainda estão na massa total não mais do que 1% para o resto do sistema operacional,)) Nunca ouvi dizer que os profissionais recomendaram este firmware. Honestamente.

        • Aleksey68

          1. ML é usado por videomakers para filmar em RAW.
          2. em relação ao assunto em discussão, o ML facilita muito o foco nas lentes manuais. além disso, o flash permite eliminar uma série de erros dos desenvolvedores de software da câmera, que aparecem ao fotografar com ótica manual... Descrevi repetidamente todo o processo em detalhes, você também pode pesquisar neste site.
          3. Uma lista completa de recursos de ML ocupará mais de uma página de texto. Se alguém não precisa desses recursos, isso não significa que eles não sejam necessários.
          4. canon 6d é uma câmera completamente amadora com muitas limitações e erros de design. anteriormente consertei em quantidade, agora não tomo mais, estou cansado.

          • Silphudae

            Em geral, não ouvi nada. ))
            Não consigo nem imaginar como o firmware pode facilitar o foco nos manuais. Mais uma vez - ninguém a aconselha a ótica manual. E na maioria das câmeras, ela não se torna mais.
            Eu não faço vídeos. Portanto, ele disse que não encontrou nada para si mesmo.
            Como eu disse, é inútil para mim.

            • Aleksey68

              mon cher ami, não seja preguiçoso e encontre minhas anotações neste site, são muitas. Ainda não acho certo escrever de novo, Arkady seria contra a repetição.

              • silfídeos

                Eu disse que li o que esse firmware dá. E ele disse que não encontrou nada para si mesmo nisso. Como a maioria das pessoas que gostam de fotografia.
                E se você realmente leva a sério a gravação de vídeo, compre uma filmadora. E meias medidas são para os bombardeiros. Onde não adianta se incomodar com igual. Nenhum dos clientes aprecia, nem o design das lentes, nem, ah, que cores dos filmes de Hollywood. ))
                Esta é a minha opinião.

  • Silphudae

    Eu vou adicionar. Agora tenho uma distância focal de 50 mm no chip 1.7 65535.Com uma abertura de 1.8, o valor da gripe é infinito. Hiperfocal formado. E isso não impede que o chip funcione corretamente e se concentre.
    Essas coisas. )))
    O vôo do pensamento de engenharia é alto, e aqui na terra vivemos de pintos terrestres. Eu sei isso. Sou tecnólogo em engenharia mecânica.

    • Aleksey68

      explicou este ponto acima.

  • Silphudae

    Cometi erros com meu smartphone. Perdoe-me. Os dedos são grossos.

    • Aleksey68

      mon cher ami, por que discutir sobre o que você não entende?
      Tenho toda a documentação de serviço e software diante dos meus olhos.
      porque tudo que escrevo aqui é baseado em dados canônicos oficiais.
      se você puder encontrar amigos no ASC, entre e veja por si mesmo.
      não o fato de alguém violar o NDA, mas quem sabe.

      e agora em ordem.

      A lente de referência canon é um tubo de aço usinado com precisão com uma baioneta na ponta. dentro estão lentes que formam uma lente 50 1.8 sem abertura e focalizador. a distância das lentes da matriz é tal que o foco fica exatamente a uma distância de 2.5 metros. a câmera é montada em uma bancada óptica a uma distância precisa de 2.5 metros do alvo de teste.
      então, usando o software de serviço, o AF da câmera é ajustado para todos os pontos.
      este procedimento é o mesmo para todas as câmaras, incluindo as unidades.
      o custo de uma lente de referência é de vários milhares de dólares.
      caso contrário, é permitido usar uma lente especialmente convertida 50 1.8, a técnica de conversão também é descrita na documentação oficial do serviço.
      mas, neste caso, é necessária uma câmera de referência para configurar uma lente de referência caseira.
      a câmera de referência vem configurada de fábrica, antes era 5dmkii, depois 5dmkiii.
      é nessa câmera que o AF de todas as lentes que entram no ASC é ajustado.

      • Dmitry Kostin

        “A câmera de referência vem configurada de fábrica, antes era 5dmkii, depois 5dmkiii.
        é nessa câmera que o AF de todas as lentes que entram no ASC é ajustado.”
        No serviço Online Trade (eles atendem lentes Sigma), como câmera de referência, 7D ou 70D (conversei com o técnico deles na primavera passada, quando peguei a Sigma cinquenta dólares e 24-70 lá e lembro de ter ficado surpreso por eles serem não ajustando em FF Canon).
        *
        Mais de um passeio curioso pelos serviços: na Copy Moscow (funcionários da Canon), eles se recusam a levar lentes Canon fora de produção para ajuste. Eu fui lá com uma 28-70/2.8L depois de trocar as lentes opacas por outro estilista (que não conseguiu alinhar). Então eles me disseram que esta é uma lente de filme e não está ajustada)
        Cheguei a Tsifra perto da estação de metrô Perovo, eles não queriam pegar e refazer depois de outro mestre, mas pegaram 28-70 / 2.8L, resolveram o bloco da lente, inclinaram e ajustaram.

        • Aleksey68

          Vou tentar responder na ordem.

          1. em princípio, ninguém se preocupa em usar nenhuma câmera como padrão, mas onde está a garantia de que ela possui AF absolutamente afinado?
          2. As lentes da era do filme não são ajustadas programaticamente para AF, apenas com jumpers internos, e o conjunto de deslocamentos de AF é extremamente limitado.
          3. Um verdadeiro ASC não tem sequer o direito de pegar algo que foi retirado do suporte. o motivo é simples - se esse algo levado por eles falhar (desde que tenha sido entregue ao ASC como aproveitável), o ASC é obrigado a repará-lo ou substituí-lo. é a lei! mas, como já foi retirado da produção e do suporte, não há peças de reposição e os reparos, se necessário repentinamente, são impossíveis. daí a recusa em aceitar algo antigo.

        • Aleksey68

          e mais um momento, um pouco chato))

          falando estritamente terminologicamente correto, então o alinhamento é um processo mecânico (alinhar a posição das lentes ao longo do eixo óptico e tudo isso), enquanto o ajuste de AF é um software ou processo eletrônico (jumpers de solda)

          Eu sei que é besteira, mas ainda assim.

        • Silphudae

          Não estrague as estatísticas de um engenheiro teórico com suas invasões imperiais))

          • Silphudae

            Empírico, claro. )

      • Silphudae

        Pode Liber coruja, mas metade dos meus posts não alcançam. ))
        Talvez eu não seja um regulador do SC, mas você não pode me recusar a lógica. E na prática também. E se eu sei de alguma coisa e verifiquei na prática, todos os seus títulos não me assustam.

        • B.R.P.

          Nós damos uma ovação de pé. Bravo!

          • Silphudae

            Achei que teria que insistir nisso.
            Você se permitiu muito se sentou lendo tudo isso. ))

  • Silphudae

    Eu tenho uma pergunta para o desenvolvedor.
    O último ML data de julho de 2018. O que você desenvolveu lá nos últimos 4 anos que não carrega novas versões? ))
    Portanto, nunca gostei de SPO. Mesmo no Linux, percebi isso - o software de código aberto é o destino dos entusiastas sem um futuro brilhante. ))

  • júri

    como você fotografa ele 80% do casamento em foco, bem, foda-se

    • Alex

      O que eles torceram com as mãos, eles conseguiram - afinal, não tem motor no vidro. Então, o casamento em foco não é com a lente, mas com o fotógrafo.

  • Michael

    Saudações!
    Eu comprei recentemente esta lente da versão não-MS. Vou pedir uma haste para Nikon F em Ali. A lente foi capturada sem capuz e tampa frontal. Diga-me, quem sabe, o para-sol e a tampa da lente em que os modelos podem caber? É desejável que você encontre a versão chinesa deles no Ali))

    E ainda mais. Se bem entendi, a tampa traseira de qualquer lente sob Nikon F deve caber na haste?

    • Michael

      O problema com a capa frontal foi resolvido - surgiu a capa do antigo kitogvo 18-55.
      Dúvidas sobre o capô e a contracapa permanecem em aberto.

    • Alex

      eu peguei isso:
      https://alii.pub/6oz4yh

      Quanto à contracapa, é verdade, qualquer uma da Nikon F serve.

    • Alex

      As caudas são vendidas no Ali? Eu só vi adaptadores.

      • Michael

        Vendido. Só não o KP-A / N original, mas o T2-Nikon F. Em princípio, eles são iguais, apenas o diâmetro interno dos alish é um pouco maior.

        • Alex

          Eu tenho um. O diâmetro interno é realmente maior. Felizmente, em uma jarra que sobrou dos tempos do administrador do sistema, havia vários parafusos de comprimento adequado, caso contrário, eu teria me dado ao trabalho de procurá-los.

          • Michael

            Também tenho o hábito de colecionar pequenos parafusos, porcas, etc. ))
            Às vezes isso realmente ajuda. Eu acho que há algo adequado.
            Obrigado pela informação.
            Diga-me, o para-sol que você encomendou tem um acabamento fosco ou ondulado por dentro? E depois havia misturas chinesas, brilhantes por dentro ...

  • Ramona

    Eu ficaria grato por seu conselho! É possível levar Júpiter 37A 135mm f3.5 e no kit uma pessoa tem um adaptador para montagem Nikon F sem lente. Ele diz que se você quiser atirar a mais de 4 metros, precisa procurar um adaptador com lente. Mas quero entender se quero fazer retratos de meio corpo, preciso dessa lente ou posso me virar com o que tenho?

    • Andriy

      Leu respeitosamente o que está escrito no relance?

    • B.R.P.

      A partir de 4 metros, os cintos não podem ser removidos. Procure uma cauda kp / an em vez de um adaptador de lente.

      • Ramona

        Obrigado, vou procurar então. Posso instalar eu mesmo? Acabei de ler sobre o fato de que esses adaptadores (pelo menos com Alik) têm um diâmetro interno um pouco maior e precisam de parafusos mais longos.

        • B.R.P.

          Fácil de instalar com a chave de fenda certa. Você está certo sobre os parafusos.

        • Especialista

          Ramona, comprei tal haste (remake) para Avito, os parafusos se encaixam.

    • NeustrDm

      Sem uma lente, ele focará a 5-6 metros. Para retratos, pode ser o suficiente.

  • Alexander

    Olá a todos, digam-me, coloquei esta lente através de um adaptador (sem chip) no Minolta Dynax 5, o obturador não funciona, a câmera não funciona com lentes mecânicas. Se você comprar um adaptador com chip, ele começará a funcionar?) obrigado

  • Missô

    O elemento frontal gira durante o foco?

    • Rodion

      Não

  • Ilona

    Boa noite.
    Existe um adaptador original KP-A/N. Recomende uma lente e uma câmera para isso. Algo orçamentário, não mais que US$ 2 a 3 mil.

    • Sergei

      Este adaptador KP-A/N custa cerca de US$ 10.
      Portanto, não adianta escolher lente e câmera para ela, tendo um orçamento de mais de US$ 2000.
      É muito mais racional comprar imediatamente uma câmera e ótica para uma montagem Nikon.

      • Ilona

        Peço desculpas descontroladamente, obviamente pensei que era uma piada. ))

Adicionar um comentário

Copyright © Radojuva.com. Autor do blog - Fotógrafo em Kiev Arcádia Shapoval. 2009-2023

Versão em inglês deste artigo https://radojuva.com/en/2011/02/obzor-jupiter-37a-otzuvu-yupiter/

Versão em espanhol deste artigo https://radojuva.com/es/2011/02/obzor-jupiter-37a-otzuvu-yupiter/